Dólar em alta poderá encarecer ceia de Natal 15/8/2013
Produtos da ceia de Natal poderão ficar mais caros nos supermercados este ano Foto: Mônica Imbuzeiro / Mônica Imbuzeiro
A escalada do dólar, que ontem fechou em alta de 0,60%, cotado a R$ 2,32 para a venda — o maior patamar registrado desde 30 de março de 2009 —, pode afetar os preços dos produtos da ceia de Natal. De acordo com o presidente da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Aylton Fornari, se a tendência de valorização continuar até o fim de setembro e o início de outubro, período no qual as redes começam a negociar a importação de mercadorias para o fim do ano, o consumidor certamente será afetado.
— Nozes, amêndoas e avelãs deverão ter a maior alta, mas ainda não dá para falar em valores — disse Fornari.
Ainda segundo ele, a estimativa para o Estado do Rio é que os supermercados fechem 2013 com um aumento de 5% no faturamento, na comparação com o ano passado. Porém, para isso, as vendas do Natal precisam superar em 8% as de 2012.
— Essa alta constante do dólar pode atrapalhar isso — analisou Aylton Fornari.
Além da ceia, alguns presentes de Natal podem ficar mais caros. É o caso de eletroeletrônicos, como celulares, máquinas fotográficas, computadores e tablets. O economista Gilberto Braga, do Ibmec, lembra que esses equipamentos têm diversos componentes importados. Com a alta do dólar, os preços deverão subir, trazendo impacto para o consumidor final.
Assim como havia acontecido na véspera, o Banco Central (BC) não atuou no mercado, ontem, para tentar conter a valorização do dólar. Desde o início da semana, a moeda americana já acumulou uma alta de mais de 2%.
Fonte: Extra - online