JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Um bom acordo é quando tudo se encaixa
23/07/2014

Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda
23/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
23/07/2014

Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira
21/07/2014

Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa
21/07/2014

ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual
21/07/2014

Estudar no exterior já é realidade da classe C
21/07/2014

Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014
21/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
21/07/2014

Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas
21/07/2014

Mais artigos...

 

Procon autua restaurantes por descumprimento aos direitos do consumidor

Texto enviado ao JurisWay em 08/08/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Procon autua restaurantes por descumprimento aos direitos do consumidor
8/8/2013
imagem transparente

O Procon de Campinas fiscalizou 82 estabelecimentos do setor de alimentação -restaurantes, bares, padarias, lanchonetes, cafés e similares. Durante as diligências foram lavrados 71 autos, sendo dez de infração e 61 de notificações. As fiscalizações foram realizadas ao longo dos meses de junho, julho e início de agosto, abrangendo diversos bairros da cidade e nos distritos de Barão Geraldo, Sousas e Joaquim Egídio.

Cinco dos dez autos de infração são referentes à data de validade vencida e os demais referem-se à falta de cardápio em Braille, exemplar do Código de Defesa do Consumidor, de relação de produtos e preços na entrada do estabelecimento e, finalmente, por ausência de informação da taxa de 10% de serviço, que é opcional.

Em uma segunda etapa, os fiscais retornaram aos locais e constataram que de 59 notificações lavradas 37 foram cumpridas. Quanto as 22 restantes, os comerciantes cumpriram parcialmente o que determina a lei e, por esse motivo, o Procon lavrou 30 autos de infração, o que significa que o estabelecimento está sujeito a multa. Agora eles têm o prazo de dez dias, a partir da notificação, para apresentar defesa.

Dentre as irregularidades constatadas pelos fiscais estão, principalmente, a falta de informação ao consumidor sobre vários de seus direitos, como: preço no cardápio e no produto, taxa de 10% de serviço opcional, cobrança de couvert artístico e valor. Além desses itens, também foi observada a ausência de atendimento preferencial para doadores de medula óssea e de sangue, entre outros.

“O papel do fiscal é verificar o cumprimento da legislação e, consequentemente, se os direitos do consumidor estão sendo observados. E nessa área de alimentação o cuidado deve ser ainda maior, uma vez que envolve a saúde dos cidadãos, como no caso de produtos com data de validade vencida. Vamos continuar com as diligências e retornar aos locais que foram notificados”, comenta a diretora do Procon de Campinas, Lúcia Helena Magalhães.

No início de agosto, uma nova lei estadual (15.060/2013) foi incorporada ao rol de normas a serem fiscalizadas pelo Procon. Esta lei determina que não pode haver restrição da aceitação do vale-refeição em qualquer dia, data ou horário. O descumprimento implicará em sanções previstas no artigo 56 da lei federal nº 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor), aplicáveis na forma de seus artigos 57 a 60, que podem resultar em multa, suspensão do fornecimento de produto ou serviço, cassação do registro do produto e revogação da concessão ou permissão de uso, dentre outras penalidades.

 Cartilha

Para auxiliar o consumidor e o fornecedor do segmento de restaurantes, lanchonetes, cafés etc, o Procon de Campina editou uma cartilha com orientações importantes para este tipo de relação de consumo. Lá é possível se informar sobre a cobrança de couvert, a disponibilidade de vagas preferenciais em estacionamentos, acesso à cozinha e  vários outros diretos do consumidor.

“Estamos sempre preocupados em fornecer o maior número de informações aos consumidores, para que eles possam exigir o cumprimento da lei. Mas os fornecedores também podem usufruir das cartilhas para se adequarem à legislação”, afirmou a diretora.

A cartilha está disponível no endereço: www.procon.campinas.sp.gov.br.



Fonte: Procon Campinas
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados