Últimos artigos
Um bom acordo é quando tudo se encaixa 23/07/2014
Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda 23/07/2014
Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos 23/07/2014
Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira 21/07/2014
Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa 21/07/2014
ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual 21/07/2014
Estudar no exterior já é realidade da classe C 21/07/2014
Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014 21/07/2014
Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos 21/07/2014
Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas 21/07/2014
Texto enviado ao JurisWay em 30/07/2013.
![]() |
A segunda unidade descentralizada do Procon Campinas foi inaugurada na manhã de hoje e está funcionando dentro do Poupatempo do Campinas Shopping. Com a entrega deste posto, o Procon aumentou em 129% a capacidade de atendimento.
Foto: Luiz Granzotto
No Campinas Shopping, haverá dez posições de atendimento, que, somadas com as quatro do Horto Shopping Ouro Verde – inauguradas na semana passada - e as quatro das unidades móveis em operação, o Procon passa a contar, no total, com mais 18 posições de atendimento, mais do que o dobro do que tinha no começo de julho. Na sede, no centro, são 14 atendentes.
O prefeito Jonas Donizette descerrou a placa de inauguração. “Com a mudança nas relações de consumo na última década e o aumento da população consumidora de produtos e serviços, aumenta também a exigência da população pela prestação de um serviço de qualidade, inclusive o público. E é aí que atua o Procon, como um órgão que promove a Justiça”, discursou o prefeito durante o evento.
O Procon do Campinas Shopping é o primeiro órgão de Defesa do Consumidor do Brasil a funcionar dentro de um centro de compras. “Isso encoraja o lojista a prestar uma relação de consumo correta e honesta, já que o consumidor vai ter um serviço público para reclamar rapidamente caso tenha seus direitos desrespeitados”, disse o secretário de Assuntos Jurídicos, Mário Orlando Galvez de Carvalho. O Procon de Campinas pertence a esta pasta.
Na última quinta-feira, a região do Ouro Verde recebeu a primeira unidade descentralizada do Procon e duas unidades móveis. Com os postos fora da área central, o órgão de atendimento ao consumidor quer facilitar a vida dos usuários, proporcionando locais aonde possam ser atendidos perto de casa.
O Procon também pretende orientar e educar consumidores e lojistas nas relações de consumo e resolver as divergências por meio de acordo, sem que as pessoas precisem procurar a Justiça comum. Na semana passada, o Procon realizou um mutirão de conciliação que resolveu 22 dos 25 processos avaliados. Além disso, o índice de resolução das reclamações do Procon de Campinas é de 89%.
Serviços
Os serviços oferecidos na unidade do Campinas Shopping serão orientações gerais, abertura de reclamações e denúncias e conciliação em tempo de atendimento. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e de sábado, das 8h às 14h. O endereço é Rua Jacy Teixeira Camargo, 940, Jardim do Lago, dentro do Poupatempo.
A unidade descentralizada do Campinas Shopping é uma parceria com o governo estadual, que administra o Poupatempo.
A expectativa do órgão é um aumento da demanda dos consumidores, porque, a medida que o atendimento se torna mais fácil, as pessoas começam a criar o hábito de pedir orientações e registrar queixas. “Não estamos pensando em migração de consumidores do centro para unidades descentralizadas, mas de uma nova parcela de consumidores que não costumava ir ao Procon por falta de tempo ou dificuldade de condução”, prevê a diretora do órgão, Lúcia Helena Magalhães. Na sede, são registrados até 300 atendimentos por dia.
A instalação de unidades descentralizadas do Procon é parte do programa de governo, executada por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos, para prestar melhor atendimento à população, beneficiando milhares de consumidores da cidade ao facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo órgão.
A entrega para a população dos dois postos fixos descentralizados e das duas unidades móveis fazem parte da programação de comemoração ao mês de aniversário de 239 anos de Campinas.
Convênio
Durante o evento de inauguração, a Prefeitura – por meio do Procon – assinou um convênio com a Proteste, entidade civil sem fins lucrativos que atua na defesa do consumidor. Segundo a coordenadora do Proteste, Maria Inês Dolci, a missão da entidade é dar voz aos consumidores para valer seus direitos, aprimorando, assim, a qualidade de produtos e serviços oferecidos no mercado. “Este tipo de parceria vale ouro para a Proteste porque representa produtos mais seguros e um consumidor que vai saber diferenciar o que é bom e o que é ruim”, avaliou a coordenadora.
Esta parceria prevê a edição, diagramação e divulgação de cartilhas específicas sobre diversos temas de direito do consumidor. “A assinatura desta parceria com a Proteste vai reforçar a qualidade no atendimento do Procon de Campinas
A Proteste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - é uma. Fundada em 16 de julho de 2001, a Proteste ajuda os cidadãos a fazer valer seu poder de compra e a conhecer seus direitos. Também se mobiliza para aperfeiçoar a legislação de consumo e faz testes de produtos e serviços para avaliar segurança e qualidade do que os fabricantes estão oferecendo à população.
Unidades Móveis
O Procon também já colocou à disposição da população, desde a última sexta-feira, dia 26 de julho, duas unidades móveis, que funcionarão em pontos fixos a cada dia da semana. As unidades móveis terão dois atendentes em cada uma e poderão tirar dúvidas e registrar reclamações. O horário de atendimento é sempre das 9h às 16h e os locais funcionarão de acordo com o seguinte esquema:
Segunda-feira: Supermercado Paulistão Vl. Padre Anchieta e Subprefeitura de Barão Geraldo
Terça-feira: Supermercado Extra Abolição e Coordenadoria Regional de Assistência Social Campo Belo 2
Quarta-feira: Supermercado Paulistão Amoreiras e Parque Taquaral
Quinta-feira: Supermercado Carrefour dom Pedro e Supermercado Enxuto
Sexta-feira: Administração Regional 13 no Campo Grande e Shopping das Bandeiras