JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Um bom acordo é quando tudo se encaixa
23/07/2014

Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda
23/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
23/07/2014

Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira
21/07/2014

Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa
21/07/2014

ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual
21/07/2014

Estudar no exterior já é realidade da classe C
21/07/2014

Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014
21/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
21/07/2014

Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas
21/07/2014

Mais artigos...

 

Pesquisadores desenvolvem teste rápido para identificar dengue

Texto enviado ao JurisWay em 01/07/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Pesquisadores desenvolvem teste rápido para identificar dengue
28/6/2013
imagem transparente

Teste mostra o tipo de vírus de cada mosquito
 
RIO - A mais nova arma na guerra contra a dengue é feita de nanopartículas de ouro. Um teste feito com este material é capaz de detectar todos os quatro tipos do vírus em mosquitos, de acordo com trabalho publicado nesta quinta-feira na revista científica “Virology Journal”. O método, desenvolvido por pesquisadores americanos da Universidade de Notre Dame, é de baixo custo, fácil de usar e de transportar, mesmo em temperaturas acima de 30 graus Celsius.

Moléculas de DNA ligadas a nanopartículas de ouro conseguem reconhecer uma parte da sequência do material genético (RNA) presente nos quatro tipos de vírus da dengue. Esta reação pode ser observada a olho nu, porque ocorre mudança de cor. A maior aplicação do novo exame é permitir traçar o perfil de propagação da epidemia, indicando os vírus que estão em circulação.

Cientistas explicam que é possível detectar a presença do vírus da dengue em amostras contendo de dez a 20 mosquitos. Especialistas continuam trabalhando para aprimorar o método, com o objetivo de detectar a infecção em apenas um único mosquito ou célula. De acordo com o principal autor do trabalho, James Cartes, não é necessário pessoal especializado para aplicar o teste, dada a sua simplicidade.

— O pleno desenvolvimento de nossa abordagem permitirá a detecção do tipo de vírus em mosquitos de uma forma prática, rápida e de baixo custo. E, possivelmente, o mesmo poderá ser feito em pacientes infectados. O resultado fica pronto em questão de minutos e não há necessidade de mobilizar pessoal especializado — ressaltou Cartes.

Contra o vírus da dengue não há vacina. A doença afeta cerca de 100 milhões de pessoas por ano no mundo. Metade delas precisa ser hospitalizada, e aproximadamente 2,5% (a maioria, crianças) morrem. Segundo Hélio Magarinos Torres Filho, presidente regional da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica do Rio e diretor médico do Laboratório Richet, é fundamental detectar a dengue precocemente.


Fonte: Extra - online
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados