JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Um bom acordo é quando tudo se encaixa
23/07/2014

Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda
23/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
23/07/2014

Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira
21/07/2014

Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa
21/07/2014

ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual
21/07/2014

Estudar no exterior já é realidade da classe C
21/07/2014

Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014
21/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
21/07/2014

Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas
21/07/2014

Mais artigos...

 

Direitos do consumidor na Copa das Confederações e outros eventos

Texto enviado ao JurisWay em 25/06/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Direitos do consumidor na Copa das Confederações e outros eventos
24/6/2013
imagem transparente

A Copa das Confederações começou neste sábado (15), e um dos aspectos importantes que devem ser observados é se os direitos do consumidor estão sendo respeitados. Técnicos da PROTESTE Associação de Consumidores pretendem acompanhar jogos em Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e Recife para verificar itens como acesso de cadeirantes, higiene dos banheiros, segurança e tempo de deslocamento até os estádios. 

Neste domingo (16), foi avaliado o Maracanã. Houve facilidade no acesso ao estádio e não havia  congestionamentos. Porém, segundo a avaliação da entidade, alguns locais poderiam estar melhor sinalizados e os preços das bebidas e lanches estavam elevados. O grande problema foi a dificuldade de acesso à Internet. O 3G não funcionava bem, o que atrapalhou para postar nas redes sociais o que estava sendo verificado. Nesta segunda-feira (24), serão verificadas as condições do estádio Mineirão. Todas as informações podem ser conferidas na página da PROTESTE no Facebook.

Mudanças

Alguns dos direitos previstos no Estatuto do Torcedor não valem durante as competições internacionais organizadas pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Foi liberada a venda da bebida alcoólica indicada pela FIFA e houve limitações à meia-entrada, em desacordo ao que estipulam as leis vigentes.

É proibido o fumo nos estádios durante as duas competições internacionais, exceto em alguns fumódromos que os torcedores poderão utilizar nos intervalos dos jogos. Os ingressos também sofreram mudanças, já que o torcedor perdeu o direito de que todos fossem numerados. Também não é mais obrigatório que neles constem os preços pagos.

Também não há mais obrigação de publicar no site da entidade responsável pela organização do evento (FIFA), dados como relação dos torcedores impedidos de comparecer ao local; tabelas da competição; íntegra do regulamento; nome e as formas de contato com o ouvidor da competição.

Além dessas mudanças, a FIFA exige que nos estádios que sediarão jogos da Copa seja dada atenção apropriada aos torcedores com necessidades especiais, como acomodação segura e confortável - lugares com bom ângulo de visão e desobstruídos, assim como rampas para cadeiras de rodas, instalações sanitárias especiais e serviços de apoio.



Fonte: Uol - Consumidor Moderno
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2026. JurisWay - Todos os direitos reservados