Últimos artigos
Um bom acordo é quando tudo se encaixa 23/07/2014
Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda 23/07/2014
Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos 23/07/2014
Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira 21/07/2014
Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa 21/07/2014
ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual 21/07/2014
Estudar no exterior já é realidade da classe C 21/07/2014
Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014 21/07/2014
Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos 21/07/2014
Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas 21/07/2014
Texto enviado ao JurisWay em 21/06/2013.
![]() |
Não é apenas a barriga que costuma aumentar com o decorrer do tempo. A partir dos 50 anos, uma condição que torna-se bastante comum entre os homens é o crescimento da próstata. Esta pequena glândula, de apenas 15 gramas e responsável pela produção do esperma, chega a pesar de 30 a 120 gramas com o passar do tempo, condição chamada de hiperplasia prostática, a doença mais comum na próstata. De acordo com estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia com mais de dez mil homens em 11 estados brasileiros, 65% deles têm indícios de próstata aumentada. No mundo, o número chega a 72%.
De acordo com o urologista Sandro Faria, do Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Vera Cruz, trata-se de um inchaço da glândula que obstrui parcial ou totalmente a uretra. "Ele não consegue participar de uma reunião, dormir a noite toda, ir a uma sessão de cinema ou viajar. Casos graves levam o homem à retenção ou incontinência urinária ou até à insuficiência renal", afirma.
1 - Idade
Risco aumenta com envelhecimento
A chance de apresentar hiperplasia benigna dobra a cada década do homem. É a doença mais comum da próstata. Por isso é bom dobrar a atenção a medida que o tempo passa.
2 - Estilo de vida
Diabetes, obesidade e tabagismo
Algumas condições favorecem o crescimento da próstata: fatores genéticos, diabetes, obesidade e tabagismo. Ter uma vida saudável, com atividade física, alimentação equilibrada e sem cigarro, podem ajudar a diminuir as chances de apresentar o problema.
3 - Exames
Manter o check up em dia
É importante procurar o urologista com frequência após os 40 anos. O diagnóstico é feito pela história clínica e toque retal. O ultrassom e o estudo urodinâmico são necessários em alguns casos.
4 - Atenção aos sintomas
Dor e vontade frequente de urinar
A hiperplasia benigna é negligenciada, há muitos casos de sub-diagnóstico. Não há dados estatísticos no Brasil, mas estima-se que, de seis milhões de pessoas que precisariam receber atenção ao problema, apenas 300 mil estão em tratamento. A doença começa silenciosa, sem alardes, aumentando aos poucos a frequência de urinar. Com o tempo, pode causar dor e a sensação de que a bexiga nunca se esvazia, o que prejudica toda a vida do homem, que precisa ir ao banheiro várias vezes durante o dia e à noite.
5 - Comprovação científica
Cuidado com os mitos
Não há nada comprovado que uma taça de vinho por dia ou alimentos como tomate e castanha ajudem a prevenir a doença na próstata.
6 - Tratamentos
De medicamento a cirurgia
Casos mais leves são tratados com medicamento, e 30% dos pacientes precisam de cirurgia para reduzir o tamanho da próstata. Hoje existe cirurgia a laser.