Smartphones completos já são vendidos a partir de R$ 299 10/6/2013
Um smartphone com sistema operacional Android, sinal de wi-fi, rede 3G, GPS e possibilidade de uso de dois chips. Esse é o celular dos sonhos dos consumidores. A descrição é de quem entende do assunto: os vendedores das empresas de telefonia e das grandes lojas de varejo. A consultora em tecnologia móvel Bia Kunze preparou, a pedido do EXTRA, uma lista dos smartphones com o melhor custo-benefício: preços baixos e vários recursos disponíveis (veja ao lado).
— A internet móvel deixou de ser um luxo. É uma necessidade estar cada vez mais conectado — explica.
Necicleibe da Silva, de 38 anos, também pensa assim:
— Preciso comprar um smartphone para estudar nas horas vagas — diz a operadora de tratamento de água.
Investimento
Smartphone virou sinônimo de investimento para os trabalhadores, diz o diretor do Data Popular, Renato Meirelles.
— Boa parte da classe média trabalha em profissões de relacionamento com o cliente e precisa estar o tempo todo disponível. Mas usa o aparelho para funções mais simples, como acessar redes sociais e fotografar — explica.
Para Leonardo Sampaio, de 18 anos, é difícil resistir ao impulso do consumo.
— Quero um celular com acesso mais rápido e câmera melhor. O meu não é ruim, mas está na hora de trocar.
Perfil de uso
Mesmo sendo mais caros, os smartphones têm grande penetração nas classes B e C, segundo uma pesquisa feita pela WMcCann e .Mobi. De acordo com o estudo, 40% dos que dizem pertencer à classe C pretendem trocar de aparelho nos próximos seis meses ou menos.
Há 52 milhões de brasileiros conectados à internet via celular, segundo uma pesquisa do Ibope Media. Estima-se que 20 milhões desses usuários tenham smartphones. Segundo o estudo, de março deste ano, os smartphones são mais usados para conversar com amigos, checar e-mails, ler notícias e assistir a vídeos, nesta ordem.
Fonte: Extra - online