Ação busca promover uma onda de conscientização contra o desperdício de alimentos e em prol da segurança alimentar de crianças
O movimento Satisfeito fará uma grande campanha durante a Virada Sustentável, de 3 a 9 de junho, com o objetivo de mobilizar restaurantes e consumidores em um esforço conjunto de arrecadação de recursos para organizações que trabalham pela segurança alimentar de crianças. O que for arrecadado no período será dobrado pelo Instituto Alana.
Lançado em 2012, o Satisfeito possibilita escolha de refeições em porção reduzida, um terço menor do tamanho original - quantidade que muitas pessoas acabam deixando no prato. Com essa opção, o consumidor paga o mesmo preço da porção original e o que o restaurante economiza em alimento é transferido em dinheiro para três organizações sem fins lucrativos – a sul-africana Seeds of Light, a brasileira CREN – Centro de Recuperação e Educação Nutricional e a ONG Banco de Alimentos.
A iniciativa vem somar à Virada Sustentável, que no ano passado teve um público aproximado de 750 mil pessoas, com atrações e atividades distribuídas em 149 locais. Os restaurantes participantes do projeto podem ser localizados pelo site (www.satisfeito.com) ou através de aplicativos para aparelhos com sistema Android e iOS.
Satisfeito.com
Uma importante frente de articulação do projeto é o site Satisfeito.com. Por meio deste canal interativo, os consumidores buscam restaurantes parceiros e selecioná-los por localização, tipo de culinária e preço. Além de funcionar como uma espécie de guia para os consumidores, o site também é um lugar de prestação de contas e de divulgação sobre o valor das doações feitas pelos restaurantes e dos repasses realizados para as organizações, de modo que se garanta a transparência do processo. O conteúdo do site pode ser partilhado nas redes sociais, e os usuário ainda têm acesso a aplicativos gratuitos para smartphones. O Satisfeito.com disponibiliza ainda uma cartilha com orientações para os restaurantes sobre como aderir e implantar o projeto.
O Instituto Alana é responsável pela curadoria do projeto e pelo acompanhamento do repasse dos recursos às organizações beneficiadas. A sul-africana Seeds of Light, a brasileira CREN – Centro de Recuperação e Educação Nutricional e a ONG Banco de Alimentos são as primeiras a receber as doações. As demais serão selecionadas a partir do crivo do próprio instituto . De acordo com dados da ONU, uma entre oito pessoas passa fome diariamente, o que equivale a mais de 800 milhões de indivíduos.