Últimos artigos
Um bom acordo é quando tudo se encaixa 23/07/2014
Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda 23/07/2014
Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos 23/07/2014
Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira 21/07/2014
Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa 21/07/2014
ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual 21/07/2014
Estudar no exterior já é realidade da classe C 21/07/2014
Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014 21/07/2014
Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos 21/07/2014
Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas 21/07/2014
Texto enviado ao JurisWay em 27/05/2013.
![]() |
Olá mamães, gestantes e simpatizantes, tudo bem com vocês? Espero que sim! Com 34 semanas de gestação tive a oportunidade de fazer um curso para grávidas. Fiz em São Paulo, no hospital Santa Joana, do grupo que engloba também a maternidade ProMatre Paulista. A ideia é passar o dia todo recebendo informações e tirando dúvidas quanto ao parto e aos primeiros meses de vida do bebê.
Assim fomos eu e meu marido, levantamos cedinho e seguimos para a aula. Como mãe de primeira viagem, muitas informações foram esclarecedoras. Foram oito horas de muito ensino com a participação plena dos companheiros.
O curso presencial é ministrado por profissionais do universo gestacional: enfermeiras, pediatras e obstetras.
Entre os tópicos que mais chamaram minha atenção, gostaria de ressaltar a possibilidade de ter um parto normal sem dor. Diferente de anos atrás, hoje é possível a mulher ter um bebê com uma anestesia batizada de analgesia combinada – entre a raquidiana e a peridural. A ráqui ajuda a anestesia a fazer efeito rápido, aliviando a dor, já a peridural garante a durabilidade do efeito. É o chamado "duplo bloqueio". Resumindo, a mulher é anestesiada no inicio da dor sem perder a habilidade para fazer força. Para mim – que quero um parto normal – é uma notícia muito boa. Mas vale ressaltar que cada caso é um caso e para ter um parto normal o ideal é conversar com o seu médico antecipadamente, entendendo assim as reais condições do seu bebê.
Além do trabalho de parto outros temas são abordados: “Quando ir para a maternidade”, “Amamentação”, “Orientações do Pediatra” e “Cuidados com o Recém-Nascido”.
Atualmente, o valor do curso para o casal está na faixa dos R$ 300,00. Para quem tem condições e quer fazer, eu indico e acho que vale a pena. No meu caso, valeu especialmente para meu marido que, se bem o conheço, não pesquisaria sobre o assunto. Agora ele pode participar mais ativamente e com conhecimento de todas as etapas. Com certeza será uma grande ajuda.
Para quem não pode ou não quer gastar dinheiro com isso, minha dica são os cursos online gratuitos, que também são bem esclarecedores e por meio dos quais é possível encontrar todas as informações ministradas nos cursos particulares.
Veja abaixo alguns links com cursos online gratuitos bacanas:
Bebe.com.br - http://bebe.abril.com.br/curso-de-gestantes
Hospital e Maternidade Santa Joana - http://www.hmsj.com.br/CursoGestantesOnline/
Curso para Gestante Crescer - http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI227508-17650,00-CURSO+DE+GESTANTE+CRESCER+ONLINE.html