Dívida do IPTU do Rio de 2011 de 90 mil contribuintes pode ser parcelada em até 84 vezes 9/5/2013
A Procuradoria Geral do Município do Rio (PGM) está enviando cartas a cerca de 90 mil contribuintes cariocas que não pagaram R$ 545 milhões referentes ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), em 2011. Há duas formas de pagamento: à vista, com 70% de desconto, ou em até 84 prestações mensais, com parcela mínima de R$ 10 e abatimento de 50%.
Quem optar pelo primeiro formato poderá imprimir a guia para quitação no site
www.rio.rj.gov.br/web/pgm. Para fazer o parcelamento, deve-se ir a um dos postos de atendimento da Dívida Ativa. Dois dos endereços são Rua Sete de Setembro, 58-A, térreo, no Centro; e Rua Amaral Costa 140, em Campo Grande.
Quem não regularizar a situação até 17 de junho poderá sofrer um processo judicial de cobrança, correndo o risco de perder o imóvel. O devedor também poderá ter o valor do débito bloqueado em sua conta bancária por ordem judicial. De acordo com a PGM, essa cobrança é chamada de amigável, já que ocorre antes de a dívida ser levada aos tribunais.
Em dia
Quem optar por quitar a dívida do IPTU em parcelas deverá manter as prestações em dia. Quem atrasar o pagamento por mais de 30 dias perderá o desconto de oferecido 50%.
Endereços
Outros endereços dos postos da Dívida Ativa são: Rua Afonso Cavalcanti 455, prédio anexo, térreo, na Cidade Nova; Avenida Ayrton Senna 2.001, bloco C, na Barra da Tijuca; Rua Carvalho de Souza 274, sala 6, em Madureira; e Rua Fonseca 240, 2 piso, em Bangu (Bangu Shopping).
Honorários
Os honorários advocatícios correspondem a 10% do valor total da dívida, em caso de cobrança judicial.
Telefone
Informações são obtidas pela central de atendimento da Prefeitura do Rio (1746).
Fonte: Extra - online