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Texto enviado ao JurisWay em 08/05/2013.
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Motorola e Nokia também foram as empresas que apresentaram os piores índices de solução dos problemas trazidos pelos consumidores em 2012
RIO — Celulares da Motorola são os mais reclamados no Procon-SP, seguidos por Nokia e Samsung. Os dados referentes a 2012 foram divulgados ontem pelo órgão de proteção ao consumidor. Em seguida, em quarto e quinto lugares, aparecem os telefones móveis de LG e Sony. Essas cinco empresas concentram 36% do total de 7.204 queixas registradas em razão de problemas com os aparelhos. Complementam o ranking das dez fabricantes celular com mais reclamações no Procon-SP Huawei, em sexto, seguida por ZTE, Apple, Multilaser e CCE.
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De acordo com o Procon-SP, os principais problemas relatados pelos consumidores foram defeito (3,78 mil queixas), atraso ou não entrega do produto (2,44 mil) e descumprimento de contrato (769).
Para Paulo Arthur Góes, diretor executivo do Procon-SP, as multinacionais fabricantes de aparelhos adotam no Brasil políticas de pós-venda inferiores às de outros mercados:
— Se, em determinados países, trocar um celular com defeito é algo simples, aqui, o consumidor precisa recorrer a um órgão público, como o Procon, ou ir até mesmo ao Judiciário.
No início do mês passado, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sinalizou que os telefones celulares estarão na lista de produtos essenciais que o governo prepara para obrigar o comércio a ressarcir o consumidor imediatamente, em caso de reclamação. A lista está sendo elaborada pelo governo e será objeto de um decreto presidencial que não tem data para ser publicado, como ação integrante do Plano Nacional de Consumo e Cidadania (Plandec).
Procurada pelo GLOBO, a Motorola informou que desde o início do ano investe em tecnologia de treinamento e na capacitação da equipe para agilizar o atendimento da rede de serviços autorizados. A Nokia assegurou respeitar a legislação nacional e trabalhar pelos melhores produtos e serviços de pós-venda.
A LG disse ter investido R$ 2 milhões, em 2012, para inaugurar assistência técnica própria e que “a quantidade de reclamações corresponde a uma pequena fração do número de aparelhos produzidos e vendidos pela empresa”.
A Multilaser e a CCE informaram realizar investimentos constantes para a melhoria de produtos e atendimento. A Huawei disse que segue uma política com foco no cliente, mas algumas demandas requerem mais tempo, “mas todas são atendidas”.
A Apple disse que não comentaria o ranking. Samsung e ZTE não responderam ao GLOBO. A Sony não tinha porta-voz disponível para comentar o assunto até o fechamento desta edição.
Os mais reclamados no Procon-SP
1º Motorola - 788 reclamações e índice de solução de 53%
2º Nokia - 624 reclamações e índice de solução de 66%
3° Samsung - 567 reclamações e índice de solução de 95%
4° LG - 391 reclamações e índice de solução de 90%
5° Sony - 146 reclamações e índice de solução de 73%
6° Huawei - 117 reclamações e índice de solução de 63%
7° ZTE do Brasil - 114 reclamações e índice de solução de 68%
8° Apple - 66 reclamações e índice de solução de 52%
9° Multilaser - 48 reclamações e índice de solução de 58%
10° Digibras (CCE) - 44 reclamações e índice de solução de 64%
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/celulares-motorola-nokia-samsung-sao-os-mais-reclamados-no-procon-sp-8316701#ixzz2ShPUtVSd
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