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Pesquisa da Anatel sobre telefonia móvel mostra que consumidor não está totalmente satisfeito

Texto enviado ao JurisWay em 24/04/2013.

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Pesquisa da Anatel sobre telefonia móvel mostra que consumidor não está totalmente satisfeito
24/4/2013
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Satisfação total só aparece em questões pontuais, como oferta de cartões

Para clientes de planos pós-pagos, preço é o que menos satisfaz. Entre os que têm pré-pago, qualidade das ligações é o problema

 

BRASÍLIA e RIO – A Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações, divulgada nesta terça-feira, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mostra que nenhum cliente está totalmente satisfeito com os serviços pré ou pós-pagos. A satisfação total dos consumidores só aparece na pesquisa, cujos dados foram anunciados em Recife, quando os usuários são perguntados sobre questões específicas, como o preço dos serviços (20,2%) e a oferta de cartões (42,8%) no caso dos pré-pagos, ou sobre cobertura e qualidade das informações (5,6%), além da estabilidade da conexão em banda larga (14,5%) entre os clientes com planos pós-pago.

 

Entre os usuários de telefonia móvel pós-paga, 29,5% dos cerca de 200 mil entrevistados disseram estar satisfeitos com o serviço. Outros 56% disseram que não estão nem insatisfeitos nem satisfeitos, enquanto 13,8% afirmaram estar insatisfeitos e 0,7%, totalmente insatisfeitos. Entre os clientes de pré-pago, 48,3% estão satisfeitos e 43,5% não estão nem insatisfeitos nem satisfeitos. Outros 7,8% se disseram insatisfeitos e 0,5%, totalmente insatisfeitos.

 

O menor índice de satisfação na telefonia móvel pós-paga se refere ao preço dos serviços (39,7%) e o maior índice ficou com o item cobertura e qualidade das ligações (59%). No caso do pré-pago, a menor satisfação foi registrada com a qualidade das ligações (48,7%) e a maior satisfação ficou com a oferta de cartões (77%).

 

Em relação aos serviços de banda larga, 43,7% dos clientes da modalidade pós-paga disseram estar satisfeitos; 42,2%, nem insatisfeitos nem satisfeitos; 8,4%, insatisfeitos; e 5,7%, totalmente insatisfeitos. No pré-pago, 74,7% se declararam satisfeitos, 12,6% nem insatisfeitos nem satisfeitos, 7,1% insatisfeitos e 5,6% totalmente insatisfeitos.

 

A empresa que alcançou o maior índice de satisfação tanto na modalidade pós-paga quanto pré-paga foi a Sercomtel. Já os menores índices para as duas modalidades ficaram com TIM e Oi.

 

A Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações ouviu cerca de 200 mil entrevistados em todo o país. A Anatel já divulgou os dados sobre telefonia fixa e, nesta quinta-feira, divulgará as informações sobre o serviço de TV por assinatura. Em relação à telefonia fixa, a pesquisa apontou que, do total de assinantes residenciais, 40,7% consideram o serviço regular, 11% estão insatisfeitos e 1,8% estão insatisfeitos. Outros 43,5% estão satisfeitos com o serviço e 2,9% totalmente satisfeitos. Os dados divulgados hoje são relativos a telefonia fixa e pública (orelhões).

 

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/pesquisa-da-anatel-sobre-telefonia-movel-mostra-que-consumidor-nao-esta-totalmente-satisfeito-8195486#ixzz2ROH6WPmW
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Fonte: O Globo - Online
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