JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Um bom acordo é quando tudo se encaixa
23/07/2014

Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda
23/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
23/07/2014

Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira
21/07/2014

Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa
21/07/2014

ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual
21/07/2014

Estudar no exterior já é realidade da classe C
21/07/2014

Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014
21/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
21/07/2014

Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas
21/07/2014

Mais artigos...

 

Conta de luz terá alerta para custo alto da energia a partir de maio

Texto enviado ao JurisWay em 22/04/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Conta de luz terá alerta para custo alto da energia a partir de maio
22/4/2013
imagem transparente

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (16) o início da operação, em fase de teste, do sistema de bandeiras tarifárias, que vai informar antecipadamente aos consumidores, via conta de luz, sobre aumento no custo da energia elétrica.

Objetivo é dar a oportunidade aos clientes para reduzir o consumo e evitar uma alta indesejada na tarifa no mês seguinte

A partir de 1º de maio, as contas enviadas aos consumidores vão trazer uma bandeira indicando se houve ou não, no período, alteração no custo da energia. O objetivo é dar a oportunidade aos clientes para reduzir o consumo e evitar uma alta indesejada na tarifa no mês seguinte.

O sistema vai funcionar em fase de teste, ou seja, apenas para informação dos consumidores, até 31 de dezembro. A partir de janeiro de 2014, porém, o aumento no custo de produção de energia, indicado pela cor da bandeira, vai poder efetivamente levar ao encarecimento da conta de luz no mês seguinte.

Como funciona
Hoje, a variação no custo de geração da energia só é repassada aos consumidores uma vez ao ano, quando a Aneel vota o reajuste das distribuidoras. Nesse momento, a tarifa pode aumentar ou cair, dependendo de fatores como inflação acumulada nos 12 meses anteriores e do uso de termelétricas.

Entretanto, a partir de janeiro de 2014 o custo adicional com a geração termelétrica vai ser repassado aos brasileiros de maneira imediata. Quando isso acontecer, a Aneel vai informar, por meio das bandeiras, que a energia está mais cara naquele momento e que isso pode implicar em aumento na conta de luz no mês seguinte.

Pelo critério definido pela agência, quando houver bandeira amarela, o consumo de energia naquele mês vai implicar num acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 kilowatt-hora (kWh), que será cobrado na conta do mês seguinte. Quando a cor da bandeira for vermelha, essa alta será de R$ 3 para cada 100 kWh.

O sistema prevê, ainda, a bandeira verde, que vai constar da conta dos consumidores quando não houver alteração expressiva no custo da energia a ponto de impactar a conta de luz.

De acordo com o diretor da Aneel Julião Coelho, o sistema vai permitir que o consumidor saiba com antecedência do aumento nos preços da energia e possa economizar para evitar que sua conta de luz fique mais cara.

Além disso, a agência espera que o sistema de bandeiras leve os consumidores a poupar energia em momentos de uso intenso de termelétricas, como visto atualmente, devido à falta de chuvas no final do ano passado e à necessidade de ajudar as hidrelétricas a encher os seus reservatórios
.



Fonte: G1
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados