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Produtos em Sachês viram mania e garantem economia de até 57%

Texto enviado ao JurisWay em 08/04/2013.

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Produtos em Sachês viram mania e garantem economia de até 57%
8/4/2013
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Diva Basso compra refil de achocolatado
Diva Basso compra refil de achocolatado Foto: Marcos Arcoverde / Extra
 
As embalagens em formato de sachês ocupam cada vez mais espaço nas gôndolas dos supermercados. Tradicionalmente usadas como refis, essas embalagens agradaram tanto o público alvo que algumas marcas passaram a comercializar produtos somente nessa versão. Quem sai ganhando é consumidor, pois a economia faz considerável diferença no bolso.
O refil do sabonete líquido para mãos Lux Toque de Cereja de 220ml, por exemplo, custa R$ 3, enquanto a embalagem tradicional, com 250ml, é vendida por R$ 7,95 na loja de uma grande rede de supermercados na Tijuca. Ou seja, o refil é 57% mais barato, pois o litro do primeiro sai por R$ 13,64 e o do outro, R$ 31,80.

Os sachês estão espalhados por vários setores de produtos. De artigos de limpeza a alimentos, passando por itens de higiene pessoal, como sabonetes e lenços umedecidos para bebês.

No setor de alimentos, a vantagem é expressiva. O molho de tomate pronto Salsaretti de manjericão, de 340g, é vendido, na mesma loja, por R$ 4,18 na lata e a R$ 1,98 na versão sachê. Quem opta pela última economiza 53%.

O mesmo ocorre com os itens de limpeza. O limpador com brilho Bravo sai até 51% mais barato em sachê do que na sua embalagem tradicional, ambas com 500ml. Outro exemplo no mesmo supermercado é o preço do produto de limpeza com perfume floral, que varia ali entre R$ 3,30 (sachê) e R$ 6,70 (tradicional).

É fundamental, porém, redobrar a atenção na hora das compras. Em alguns casos, o sachê acaba sendo uma armadilha, pois pode ser mais caro ou vir com uma quantidade menor do que a tradicional e com o preço não tão vantajoso para o bolso.

O Nescau é um dos artigos que podem sair até 17% mais baratos, dependendo da embalagem. A lata de 400g do produto é vendida naquele supermercado da Tijuca por R$ 4,78. No mesmo estabelecimento, a versão sachê com 800g sai por R$ 7,87 — 18% mais em conta do que na compra de duas latas, o que somaria os mesmos 800g. O refil do Veja X-14 de 500ml é 45% mais barato do que a versão tradicional — o valor cai de R$ 11,90 para R$ 6,50.

Os sachês são comuns no carrinho de compras de Diva Basso, de 58 anos, principalmente, quando se trata de artigos como produtos de limpeza e achocolatados.
— Acho mais barato e prático. Tenho a embalagem original em casa e só preciso trocar o conteúdo. Fora que é melhor para o meio ambiente e ocupa menos espaço — explica a aposentada.

Comparações com muita atenção e cuidado
O professor de Finanças do Ibmec Nelson de Sousa ressalta que a tendência de substituir as versões tradicionais dos produtos pelos sachês é bem econômica não apenas para os consumidores, mas também para as empresas. Ele destaca as vantagens para os clientes na hora de ir às compras:

— Às vezes, a diferença entre os itens tradicionais e sachês parece ser pequena. Mas essas pequenas economias somadas podem fazer uma grande diferença na conta final. Mas é lógico que também há vantagem financeira para o fabricante, que usa materiais mais econômicos para acondicionar os produtos.

O professor de finanças lembra que os consumidores devem ter bastante cautela na hora das compras, e as comparações entre peso e quantidade apresentadas nas embalagens devem ser feitas com muita atenção para que a aparente vantagem não se transforme em prejuízo.
— Muitas embalagens são desenhadas para parecer que têm um conteúdo maior do que realmente apresentam — destaca o especialista.

A administradora Matilde Brunetto, de 66 anos, costuma comprar refis de vários produtos, mas não se esquece de conferir se realmente está economizando:

— Alguns produtos podem ser enganadores, mas, em geral, os sachês valem a pena. Em produtos de limpeza, por exemplo, é possível reaproveitar o borrifador várias vezes, e gastar muito menos, comprando apenas refis para substituir o conteúdo.


Fonte: Extra - online
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