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Rio cria canal exclusivo para turista reclamar sobre produtos e serviços

Texto enviado ao JurisWay em 05/04/2013.

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Rio cria canal exclusivo para turista reclamar sobre produtos e serviços
5/4/2013
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Procon Carioca terá atendimento bilingue no 1746 antes da final da Copa das Confederações, em 30 de junho no Maracanã

Nesta 5ª feira, começou a funcionar a Câmara de Proteção e Defesa do Consumidor Turista, que conta com representantes de órgãos públicos e da iniciativa privada
 

A secretária Solange Amaral com representantes dos setores de hotéis e restaurantes, da Firjan e da Fecomércio, entre outros, na instalação da Câmara Técnica de Defesa do Consumidor Turista.
Foto: Foto: Eduardo Naddar / O Globo
A secretária Solange Amaral com representantes dos setores de hotéis e restaurantes, da Firjan e da Fecomércio, entre outros, na instalação da Câmara Técnica de Defesa do Consumidor Turista. Foto: Eduardo Naddar / O Globo
 
RIO — O Procon Carioca anunciou nesta quinta-feira, durante a primeira reunião da Câmara Técnica Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor Turista e de Grandes Eventos, como antecipado pelo GLOBO, que brasileiros e estrangeiros terão um canal exclusivo para registrar queixas sobre produtos e serviços em hotéis, restaurantes, aeroportos, entre outros. O atendimento será feito pela equipe do 1746 — por telefone, site ou aplicativo no celular — e estará disponível antes da final da Copa das Confederações, programada para 30 de junho no Maracanã. A equipe do Procon Carioca, que atualmente encaminha queixas a empresas de comércio eletrônico, bancos e planos de saúde, receberá treinamento especial para a nova função.
 
— O turista tem necessidades muito específicas. E no Rio, ele já deixou de ser um consumidor eventual. A ideia da câmara técnica é articular todos esses órgãos municipais e parceiros para buscar a solução dos problemas. Vamos construir tudo isso em conjunto, porque somos um procon que aposta na mediação, não na blitz, na briga... — disse a secretária municipal de Defesa do Consumidor, Solange Amaral. — E em 15 dias começaremos a distribuir nos locais onde há grande circulação de turistas, como rodoviária, aeroportos e consulados, um guia com os direitos do consumidor — acrescentou.

Câmara terá participação de empresas
A ideia foi bem recebida pelos representantes de entidades como Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), Fecomércio e do setor de hotéis, bares e restaurantes que, durante o encontro, sugeriram a participação de outros segmentos da indústria do turismo, como agências de viagens e promotores de eventos de negócios.

Pelo sistema 1746, as empresas têm acesso às reclamações que são registradas e respondem aos consumidores, informando as medidas que estão sendo tomadas para resolver o problema. A adaptação para atender ao consumidor turista terá o apoio do modelo já adotado pela Riotur.

— A Riotur já mantém um atendimento trilingue, para esclarecer as dúvidas do turista. O serviço poderá ser usado para cadastrar problemas de setores específicos. Esse modelo de atendimento que utilizamos no 1746 agiliza o contato do consumidor com os fornecedores de produtos e serviços. Mas nós fazemos a intermediação. A resposta da empresa só chega ao consumidor depois que aprovamos — informou Pablo Cerdeira, subsecretário do Procon Carioca

A Câmara Técnica de Defesa do Consumidor Turista também irá estudar a criação de um tipo de “gabinete de crise”, grupo formado para responder rapidamente a situações de emergência a problemas de consumo envolvendo turistas. O trabalho integrado dos órgãos municipais e as instituições parceiras continuará sendo realizado após os grandes eventos programados para acontecer no Rio, sendo incorporado e adaptado ao calendário de eventos habitual da cidade, como o réveillon e carnaval.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/rio-cria-canal-exclusivo-para-turista-reclamar-sobre-produtos-servicos-8030467#ixzz2Pb2SLelC
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Fonte: O Globo - Online
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