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Anatel terá Superintendência de Relação com os Consumidores para aprimorar regulamentações

Texto enviado ao JurisWay em 27/03/2013.

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Anatel terá Superintendência de Relação com os Consumidores para aprimorar regulamentações
27/3/2013
imagem transparente

Anúncio foi feito durante seminário promovido pelo GLOBO e FGV
 

Setor de telefonia ocupa os primeiros lugares dos rankings de reclamações de entidades
Foto: FOTO: Bloomberg

Setor de telefonia ocupa os primeiros lugares dos rankings de reclamações de entidades FOTO: Bloomberg



RIO — O representante da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no seminário “Defesa do Consumidor: A Telefonia que nós Queremos”, uma parceria do GLOBO com a Fundação Getulio Vargas (FGV). Leonardo Moraes anunciou que a reguladora criará uma Superintendência de Relação com os Consumidores para que as queixas recebidas contra as prestadoras de serviço do setor tenham “um peso maior” na criação de regulamentos. Hoje, a assessoria da agência trabalha com a demanda de cerca de 2 milhões de queixas por ano. A maioria delas, segundo Moraes, diz respeito à cobrança e ao atendimento.

— Hoje temos uma assessoria que dá um feedback aos consumidores. Mas, agora, com a superintendência, vamos traduzir essas queixas em regulamentos — disse.

Moraes, que é assessor da presidência da Anatel, também reforçou que a agência criará um Regulamento de Atendimento, Cobrança e Oferta a Consumidores de Serviços de Telecomunicações. O novo regulamento buscará unificar, estender direitos e aperfeiçoar regras relativas ao atendimento, à cobrança e à oferta de serviços que, atualmente, encontram-se dispersos nos regulamentos específicos das telefonias móvel e fixa, da tv por assinatura e da banda larga fixa. A ideia, segundo Moraes, é “empoderar o consumidor de informações” para que ele possa entender, principalmente, sobre o que está sendo cobrado.

— A ideia é criar uma série de diretrizes e princípios que devem ser observados pelas operadoras durante a prestação do serviço, quanto à eficácia do atendimento. Ele amplia, também, a quantidade mínima de estabelecimentos que as prestadores devem dispor para atendimento presencial e o tempo máximo de espera para ser atendido. Também prevê a possibilidade de envio de cobrança em braile a portadores de necessidades especiais — destacou.

Ampliação dos canais de atendimento
Entre as propostas da Anatel ainda estão a ampliação de formas de atendimento, a garantia de que os setores de relacionamento com clientes sejam capazes de atender às demandas e uniformizar e estender para alguns serviços de telecomunicações, e a chance de o consumidor acompanhar o consumo dos serviços contratados mediante relatório detalhado na internet.

O documento está em consulta pública desde o dia 18. Moraes reforçou a importância de os consumidores contribuírem com ideias para essas novas regras. As sugestões podem ser enviadas pelo site da reguladora até dia 17 de abril.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/anatel-tera-superintendencia-de-relacao-com-os-consumidores-para-aprimorar-regulamentacoes-7958253#ixzz2OkaU3uNs
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Fonte: O Globo - Online
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