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Texto enviado ao JurisWay em 20/03/2013.
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— A pesquisa de opinião servirá para aumentar o processo de participação social nas decisões do Inmetro durante os processos regulatórios. Vamos poder saber, por exemplo, se as pessoas estarão dispostas a pagar mais por um produto que passará a ser regulamentado, fato que geralmente encarece a mercadoria por ter de atender a mais exigências — explica Silvio Ghelman, chefe da Divisão de Gestão Corporativa do Inmetro.
Na pesquisa de estreia, disponível em www.inmetro.gov.br/calibrador, o instituto pretende verificar o grau de confiabilidade do equipamento, o nível de conhecimento do consumidor e também identificar possíveis acidentes de consumo. São oito perguntas. Esta consulta vai ficar no ar por um mês. Enquanto a população responde aos questionamentos, o instituto irá consultar outros setores ligados ao produto, como postos de gasolina, e órgãos como a Câmara de Deputados e o Ministério Público.
— As pesquisas oferecem subsídios para identificação das dificuldades mais comumente encontradas pelos consumidores no uso de instrumentos e produtos, e contribuem para a definição das prioridades de novas regulamentações ou, ainda, para aperfeiçoamento das regulamentações já existentes — afirma Ghelman.
O lançamento dessas pesquisas é mais uma medida adotada pelo intituto para aumentar a aproximação e a interação com os consumidores. As respostas serão recebidas e analisadas somente pela equipe do Inmetro e mantidas em sigilo. Ainda não há um cronograma de quais outros produtos passarão pela pesquisa.