JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Um bom acordo é quando tudo se encaixa
23/07/2014

Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda
23/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
23/07/2014

Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira
21/07/2014

Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa
21/07/2014

ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual
21/07/2014

Estudar no exterior já é realidade da classe C
21/07/2014

Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014
21/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
21/07/2014

Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas
21/07/2014

Mais artigos...

 

Os cuidados para não ter grandes prejuízos em época de alagamentos

Texto enviado ao JurisWay em 13/03/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Os cuidados para não ter grandes prejuízos em época de alagamentos
13/3/2013
imagem transparente

CA Rio de Janeiro (RJ) 11/03/2013 Arte do Carro e Etc. Foto Claudio Duarte / Arte<252> Foto: mary erhardy / arte de Claudio Duarte

CA Rio de Janeiro (RJ) 11/03/2013 Arte do Carro e Etc. Foto Claudio Duarte / Arte<252>MARY ERHARDY / ARTE DE CLAUDIO DUARTE

RIO - A cada verão, cenas de carros no meio de água, lama e sujeira. Na época das enchentes, sorte apenas não basta... Com alguns cuidados é possível evitar que o automóvel seja muito danificado ou mesmo sofra perda total.

A primeira recomendação é óbvia: evitar sair com o carro nos dias em que a chuva alaga a cidade. O problema é quando o motorista se vê no meio da rua durante uma tempestade.

Ao chegar na borda de uma grande poça, o motorista deve parar e observar os carros que já estão na água. Se estiver batendo na altura da metade das rodas, o melhor é desistir da travessia, encostar num canto, longe de bueiros e torcer para o nível não subir mais.

Se atravessar a água for absolutamente necessário, deve-se esperar o carro da frente seguir por um bom trecho, deixando boa área livre entre um automóvel e outro. Para entrar na água, deve-se engrenar uma marcha reduzida (de preferência a primeira, nos carros manuais, ou “L”, nos automáticos) e ir sempre em frente, em baixa velocidade, mantendo aceleração constante. Isso evita que a água bloqueie o escapamento. Não se deve trocar a marcha dentro da água. E é bom ficar longe dos ônibus, evitando marolas.

A parte central da pista é mais alta e, portanto a mais segura. Além disso, os bueiros (muitas vezes sem tampas) geralmente ficam próximos ao meio-fio.

Após passar pelo trecho alagado, e já com o carro andando, o motorista deve dar algumas pisadas leves no freio, para secar o sistema mais rápido e poder parar numa emergência.

Se, contudo, o carro enguiçar na poça, o melhor é não insistir em dar a partida e empurrá-lo até uma parte seca (ou mais rasa). Há grande possibilidade de a pane ter sido causada pelo calço hidráulico. Ou seja, a água invadiu a câmara de combustão e travou o motor.

Nesse caso, a pior coisa a fazer é tentar ligar o carro: como a água não pode ser comprimida, as bielas empenam e podem até se quebrar depois de algum tempo, causando a perda do motor.

Um carro que estava parado quando foi coberto parcialmente pelo alagamento também corre risco de sofrer calço hidráulico. Basta que a água tenha atingido a altura da entrada de ar do motor.

Quando tudo estiver mais tranquilo, será a hora da inspeção visual. O primeiro item a ser verificado é o filtro de ar. Se estiver seco, é possível tentar ir embora. Antes disso, porém, deve-se ver o óleo.

Se a água tiver entrado no cárter, a vareta do óleo ficará com uma cor acinzentada ou de café com leite.

— Aí, melhor não arriscar e chamar o reboque — alerta Francisco Satkunas, conselheiro da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil).



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/lavou-ta-novo-7824212#ixzz2NQmj0XDn 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 


Fonte: O Globo - Online
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados