Economize até 38% comprando marcas próprias de supermercados 11/3/2013
Adriana compra produtos de marcas próprias dos supermercados Foto: Luiz Ackermann / Extra
Muitos supermercados passaram a apostar na fabricação de suas próprias marcas, e o consumidor pode sair ganhando. Em comparação aos itens tradicionais, os preços chegam a ser 38% mais baratos, como é o caso da embalagem de 16 rolos de papel higiênico, cujo valor baixa de R$ 24, de uma grife tradicional, para R$ 14,80, da marca Bom Preço, do Walmart. A diferença no valor da lata de 400g de achocolatado também é significativa: 31%. O tradicional sai por R$ 5,11, enquanto o Qualitá, do Grupo Pão de Açúcar, custa R$ 3,49.
O educador financeiro Reinaldo Domingos, autor da coleção “Dinheiro sem segredo”, diz que experimentar as marcas próprias das redes é uma atitude válida:
— Os supermercados vendem produtos de qualidade, com preços competitivos. Com esses itens, o consumidor economiza e pode deixar esse dinheiro para outras finalidades.
A fisioterapeuta Adriana Souto Maior, de 43 anos, é uma das consumidoras que optam por essa opção quando vai às compras. Em seu carrinho, sempre há espaço para novidades das marcas.
— Compro tudo, de alimentos a produtos de limpeza. A qualidade deles não deixa a desejar — afirma.
Claudia García, de 43 anos, também aposta em vários produtos de marcas próprias das redes, como aveia e biscoitos integrais.
— Eles são mais baratos e muito gostosos — diz.
Segmento está em crescimento no país
O segmento de marcas próprias dos supermercados cresceu 4,7% em 2012 no Brasil, e esses itens estão presentes em 56,4% dos lares, segundo uma pesquisa da consultoria Nielsen. A casa de Pedro Paulo Silva é exemplo:
— Gosto do preço e ninguém nota a diferença entre um produto do supermercado e outro de uma marca famosa. Eu vejo no bolso!
O militar, de 55 anos, diz que a variedade de itens é um dos fatores atraentes:
— Hoje em dia, os supermercados têm marcas próprias em todas as gôndolas.
Pedro não está enganado, pois as grandes redes investem em novidades sempre. A presidente da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização, Neide Montesano, diz que esses produtos, hoje em dia, são associados também à qualidade e não apenas ao menor preço.
— A expectativa é representar 20% das compras em cinco anos — diz.
O Walmart, que tem 1.500 itens de fabricação própria em mais de 40 categorias, vende até ovos de Páscoa. O Carrefour também aposta na diversidade e conta com nove mil produtos exclusivos.
O Grupo Pão de Açúcar, formado por Pão de Açúcar, Extra e Assaí, tem 2.700 mercadorias pela Taeq, pela Qualitá e pelo Club de Sommeliers (marca de vinhos de origem francesa exclusiva).
Fonte: Extra - Online