JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Um bom acordo é quando tudo se encaixa
23/07/2014

Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda
23/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
23/07/2014

Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira
21/07/2014

Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa
21/07/2014

ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual
21/07/2014

Estudar no exterior já é realidade da classe C
21/07/2014

Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014
21/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
21/07/2014

Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas
21/07/2014

Mais artigos...

 

Noites mal dormidas mudam funcionamento de 700 genes

Texto enviado ao JurisWay em 27/02/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Noites mal dormidas mudam funcionamento de 700 genes
27/2/2013
imagem transparente

Proteínas ligadas a processos inflamatórios e à resposta ao estresse tiveram quantidades modificadas em voluntários

Apenas uma semana com noites de até seis horas de sono foi o bastante para a mudança
 

Privação do sono pode alterar funções de mais de 700 genes, conclui pesquisa
Foto: Custódio Coimbra
Privação do sono pode alterar funções de mais de 700 genes, conclui pesquisa Custódio Coimbra
 
RIO- Mais de 700 genes tiveram funções alteradas quando 26 voluntários foram submetidos a uma sequência de noites mal dormidas, concluem pesquisadores britânicos da Universidade de Surrey. Apenas uma semana com repouso menor que seis horas por noite foi o suficiente para alterar a produção de proteínas ligadas a processos inflamatórios e, por consequência, do sistema imunológico, além da resposta do corpo ao estresse.

Os voluntários foram comparados em duas situações. Uma em que passaram uma semana com 10 horas de noite de sono e outra com as seis horas no mesmo intervalo. Especialistas já sabem, com base em estudos anteriores, que a saúde do coração, o diabetes, a obesidade e o funcionamento do cérebro têm ligação com as horas de sono do indivíduo.

Com a privação do sono, proteínas que estão ligadas ao ciclo de repouso passam a agir de forma irregular. É o famoso relógio biológico que, neste caso, fica descompassado, pois substâncias que deveriam estar em determinado nível durante o dia ficam em outro patamar por causa das noites mal dormidas.
 
A literatura científica sobre o sono já provou que problemas para dormir aumentam a irritabilidade e a liberação de cortisol e ACTH (hormônios relacionados ao estresse) no organismo, resultados que acompanham as revelações da pesquisa britânica. Outras pesquisas demonstraram ainda que o estresse é capaz de alterar o sono de ratos.
Em comunicado divulgado pela universidade, o professor de genética funcional da Universidade de Surrey Colin Smith avaliou:

— Ao combinar a nossa experiência no sono e a genômica (o estudo do conjunto completo de nossos genes), estamos começando a fazer avanços que terão um impacto no nosso entendimento e tratamento de problemas de saúde decorrentes da privação de sono.

Até então, os efeitos da redução nas horas do sono no funcionamento dos genes haviam sido mais estudados com base em comparações mais radicais, como a privação total do sono. De acordo com a pesquisa, são poucas as referências a partir da noite insone apenas em parte. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, nos Estados Unidos, 40 milhões de civis adultos têm média de sono inferior a seis horas por noite.

Algumas das causas para a falta de sono são a alimentação inadequada, o aumento da ansiedade, o sedentarismo e a evolução da tecnologia, que conecta as pessoas 24 horas por dias, mas deixa pouco tempo para deitar a cabeça no travesseiro e descansar.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/noites-mal-dormidas-mudam-funcionamento-de-700-genes-7675852#ixzz2M6QoLQ00
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
 


Fonte: O Globo - Online
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados