Cadastro reunirá informações sobre profissionais do SUS e de planos de saúde FOTO: Patrick T. Fallon / Bloomberg
Últimos artigos
Um bom acordo é quando tudo se encaixa 23/07/2014
Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda 23/07/2014
Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos 23/07/2014
Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira 21/07/2014
Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa 21/07/2014
ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual 21/07/2014
Estudar no exterior já é realidade da classe C 21/07/2014
Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014 21/07/2014
Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos 21/07/2014
Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas 21/07/2014
Texto enviado ao JurisWay em 04/02/2013.
![]() |
Cadastro Nacional está sendo elaborado pelo Ministério da Saúde e ANS
Previsão é que o banco de dados entre no ar no segundo semestre
Levantamento irá direcionar investimentos do governo na formação de novos profissionais
Leia mais sobre esse assunto
semestre do ano os brasileiros poderão acessar a ficha profissional de médicos especialistas de todo o país por meio do Cadastro Nacional de Especialistas. O banco de dados está sendo elaborado em ação conjunta do Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Por meio dele, os usuários dos sistemas de saúde privado (planos) e público (SUS) poderão procurar pelo nome do profissional, conhecer a sua formação e onde atua. Segundo o ministério, as informações irão contribuir para o paciente ter mais segurança sobre o atendimento que será feito, quando a consulta for marcada.
Os números do banco de dados também irão direcionar os investimentos do governo e instituições parceiras na formação de novos profissionais. Segundo o secretário da Gestão do Trabalho e da Educação do ministério, Mozart Sales, a iniciativa da criação do Cadastro Nacional é o ponto de partida para a formulação de uma política de formação de especialistas no país nos próximos dez a 15 anos.
— Por meio do banco de dados vamos ter uma radiografia da situação da saúde em todas as regiões. Saberemos quais especialidades estão mais em falta e poderemos investir na formação destes profissionais para suprir os gargalos de cada região — explica o secretário.
Investimentos que, segundo Mozart, já começaram. Só este ano, informa, foram distribuídas 1.623 novas bolsas de residência para 19 especialidades em todo o país. De acordo com o secretário, a previsão é que o banco de dados seja disponibilizado para consulta ao público no segundo semestre. Os dados serão reunidos em uma página especial, que ficará hospedada no site do ministério.
A iniciativa conta com a parceria do Observatório de Relações Humanas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para a elaboração deste banco de dados, serão utilizadas inicialmente informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB).
O representante do Ministério da Saúde destacou, ainda, a importância de construir com a ANS um caminho para entender como é desenvolvido o trabalho das especialidades que atuam na área de saúde suplementar.
O Diretor-Presidente da ANS, André Longo, reiterou que para que o Cadastro Nacional de Especialistas cumpra o seu papel é fundamental a integração de esforços entre as instituições parceiras para que haja o compromisso com a atualização periódica dos dados, facilitando o acesso às informações pelos beneficiários de planos de saúde, gestores e sociedade em geral sobre a atuação dos profissionais do setor de saúde no país.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/brasileiros-poderao-acessar-ficha-de-medicos-especialistas-antes-de-marcar-consulta-7465602#ixzz2Jw3ruqqS