Últimos artigos
Um bom acordo é quando tudo se encaixa 23/07/2014
Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda 23/07/2014
Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos 23/07/2014
Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira 21/07/2014
Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa 21/07/2014
ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual 21/07/2014
Estudar no exterior já é realidade da classe C 21/07/2014
Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014 21/07/2014
Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos 21/07/2014
Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas 21/07/2014
![]() |
Operadoras de planos de saúde escolhidas por beneficiários da Itálica para a portabilidade especial não podem recusar adesão ou cobrar taxas especiais.
O alerta é do diretor executivo da Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Góes, sobre os direitos dos consumidores beneficiários da operadora Itálica Saúde, que tiveram prorrogada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a portabilidade especial de carências, para trocar de convênio médico. A medida foi tomada pela agência pelo risco à continuidade da assistência por problemas financeiros da empresa. A operadora escolhida pelo consumidor não pode recusar a proposta de adesão e cobrar taxas adicionais e deve, ainda, manter a faixa de preço do plano igual ou inferior ao do plano de origem.
Com a prorrogação, o consumidor tem agora até 22 de março para exercer seu direito à portabilidade especial de carências para trocar de operadora de planos de saúde, seja qual for seu tipo de plano (individual ou coletivo) ou de data da adesão ao contrato, sem ter que cumprir nova carência ou cobertura parcial temporária. Caso o consumidor esteja cumprindo carência, o prazo restante deverá ser cumprido na nova operadora.
Para fazer a portabilidade, Procon-SP dá algumas dicas:
Consultar o guia de planos ANS para identificar planos de saúde compatíveis, pelo site da agência reguladoras http://portabilidade.ans.gov.br/guiadeplanos, ou pessoalmente no núcleo de atendimento da ANS, à Rua Bela Cintra, 986, 4º andar, Jardim Paulista, em São Paulo;
A Itálica Saúde detém carteira de cerca de 100 mil beneficiários – oriundos da extinta Avimed, que incorporava clientes do Grupo de Saúde ABC, que, por sua vez, adquiriu a carteira de usuários da também extinta Interclínicas – e desde setembro do ano passado está em regime de direção fiscal, ou seja, tem acompanhamento especial da ANS por ter apresentado graves problemas financeiros.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:
Orientações: 151 (Só para a capital).
Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.
Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro.
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.
Fax: (11) 3824-0717.
Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
Atendimento eletrônico : No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço : http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo .
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br