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Texto enviado ao JurisWay em 19/09/2012.
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SÃO PAULO – As queixas sobre aparelhos celulares lideraram as reclamações nos Procons de todo Brasil em 2011, com 14,1% do total, segundo informações da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, divulgadas nesta terça-feira (18).
Em seguida, quanto aos assuntos reclamados, aparecem o microcomputador e produtos de informática, com 6,8%, mesmo percentual dos eletrodomésticos de linha branca.
As outras queixas foram sobre cartão de crédito (6,6%), telefonia celular (6,1%), banco comercial (5,6%), telefonia fixa (4,2%), televisão, aparelho de DVD e filmadora (3,9%), financeira (3,5%) e energia elétrica (2,4%).
No geral, apontam os dados, no ano passado, foram recebidas 1,69 milhão de queixas, sendo que 153.094 foram fundamentadas. Dessas, 63% já foram resolvidas e 37% aguardam uma solução. Por área, produtos liderou o número de reclamações, com 52%, seguida por assuntos financeiros (22,1%) e serviços essenciais (15,0%).
Problemas
Os principais problemas enfrentados pelos consumidores, segundo o relatório, foram referentes a cobranças indevidas, respondendo por 28,1% das reclamações, garantia do produto, com 24,0%, e vício ou má qualidade do produto/serviço, 18,9%. Seguidos por descumprimento de oferta e problemas com contrato, com 10,3% e 7,7%, nesta ordem.
Das empresas que receberam mais queixas, estão operadoras de telefonia e bancos. A Oi, tanto celular quanto fixo, respondeu por 4,52% das queixas. Na sequência, aparecem LG (3,35%), a Claro e a Embratel (3,32%), o Itaú (3,28%) e o Máquina de Vendas (3,16%).