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Texto enviado ao JurisWay em 16/08/2012.
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SÃO PAULO – Em junho de 2012, a perspectiva de inadimplência do consumidor, medida mensalmente pela Serasa Experian, mostrou queda, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (16).
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor registrou, na passagem de maio para junho deste ano, um recuo de 1,5%, atingindo o patamar de 95,3 pontos.
Para os economistas da Serasa, A sequência de quedas mensais realizadas pelo indicador sinaliza que a inadimplência do consumidor consolidará trajetória de recuo ao longo do segundo semestre deste ano.
Segundo eles, a aceleração da atividade econômica, a continuidade de redução das taxas de juros, a manutenção das taxas de desemprego em patamares historicamente baixos e o maior
rigor das instituições financeiras na concessão de crédito contribuirão para a melhora gradativa do cenário da inadimplência do consumidor durante o segundo semestre de 2012.
Empresas
No caso das empresas, o indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas recuou 0,3% na passagem de maio para junho de 2012. O comportamento apontado pelo índice sinaliza que os níveis de inadimplência das empresas exibirão trajetória de suave declínio ao longo do segundo semestre deste ano.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a tendência de melhora da inadimplência das empresas está relacionada com a gradativa queda da inadimplência dos consumidores e com o processo de reativação do crescimento econômico esperado para o segundo semestre de 2012.
Os economistas apontam também as sucessivas reduções das taxas de juros que favorecem a situação financeira das empresas por reduzir seus custos de capital de giro, bem como estimular processos de renegociação de dívidas em atraso junto aos credores financeiros.