JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Um bom acordo é quando tudo se encaixa
23/07/2014

Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda
23/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
23/07/2014

Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira
21/07/2014

Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa
21/07/2014

ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual
21/07/2014

Estudar no exterior já é realidade da classe C
21/07/2014

Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014
21/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
21/07/2014

Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas
21/07/2014

Mais artigos...

 

Estudo analisa resistência à quimioterapia

Texto enviado ao JurisWay em 07/08/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Estudo analisa resistência à quimioterapia
7/8/2012
imagem transparente

Pesquisa diz que tratamento leva células especializadas em curar feridas em volta dos tumores a produzirem proteína que fortalece o câncer.
 

Uma pesquisa feita por cientistas americanos mostra que uma proteína está ligada ao mecanismo que gera resistência à quimioterapia em pacientes que sofrem de câncer.

Em um artigo publicado na revista científica "Nature Medicine", os autores afirmaram que a quimioterapia leva células especializadas em curar feridas em volta dos tumores a produzirem uma proteína que ajuda o câncer a resistir ao tratamento.

Cerca de 90% dos pacientes com casos de câncer na próstata, mama, pulmão e intestino que sofrem metástase (quando o câncer se espalha) desenvolvem resistência à quimioterapia.

O tratamento para esses casos é feito com intervalos, para que o corpo possa se recuperar da toxicidade da quimioterapia. Mas esses períodos permitem que as células do tumor se recuperem e desenvolvam a resistência.

O estudo dos cientistas do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, em Seattle, analisou células fibroblásticas, que normalmente têm um papel muito importante na recuperação em casos de feridas e na produção de colágeno, principal componente de tecidos de ligação, como os tendões.

A quimioterapia provoca danos no DNA, o que faz com que essas células produzam 30 vezes mais uma proteína chamada WNT16B.

Essa proteína é o "combustível" que faz com que as células cancerosas cresçam e invadam tecidos que cercam o tumor, além de causar a resistência à quimioterapia.

Já se sabia que essa proteína estava envolvida no desenvolvimento do câncer, mas não na resistência ao tratamento.

Eficácia do tratamento
Os cientistas esperam encontrar uma forma de cortar a resposta dessas células e melhorar a eficácia do tratamento do câncer.

"As terapias estão evoluindo cada vez mais para serem muito específicas", disse o pesquisador Peter Nelson, que liderou o estudo.

"Nossas descobertas indicam que o microambiente do tumor também pode influenciar o sucesso ou o fracasso de terapias mais precisas", acrescentou.

Fran Balkwill, especialista em microambiente de tumores na organização britânica Cancer Research UK afirmou que essa e "outras pesquisas mostram que tratamentos de câncer não afetam apenas células cancerosas, mas também podem atingir células dentro e em volta dos tumores".

"Às vezes, isso pode ser bom. Por exemplo, a quimioterapia pode estimular as células do sistema imunológico a atacarem os tumores. Mas esse trabalho confirma que células saudáveis que cercam o tumor também podem ajudar o tumor a desenvolver resistência ao tratamento", disse Balkwill.

"O próximo passo é encontrar formas de atingir esses mecanismos de resistência e ajudar a tornar a quimioterapia mais eficaz", acrescentou.



Fonte: G1 Notícias
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados