JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Um bom acordo é quando tudo se encaixa
23/07/2014

Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda
23/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
23/07/2014

Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira
21/07/2014

Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa
21/07/2014

ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual
21/07/2014

Estudar no exterior já é realidade da classe C
21/07/2014

Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014
21/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
21/07/2014

Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas
21/07/2014

Mais artigos...

 

Aproveite a redução do IPI sem perder o controle das dívidas

Texto enviado ao JurisWay em 25/07/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Aproveite a redução do IPI sem perder o controle das dívidas
25/7/2012
imagem transparente

Consultores financeiros dão dicas para o consumidor não se iludir na compra do eletrodoméstico e manter as contas no azul

 

Antes de correr para aproveitar a redução do IPI, verifique se você realmente tem necessidade de comprar o produto

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é uma boa notícia para quem já vinha planejando comprar um eletrodoméstico, mas achava os preços salgados. No entanto, também pode despertar certo impulso consumista naqueles que não conseguem se segurar diante de uma “promoção”. Para não sentir os efeitos colaterais desse comportamento no bolso, consultores financeiros recomendam manter a disciplina e “por o pé no freio” na hora de comprar.

Os especialistas Ricardo Pereira e Conrado Navarro, do programa Consumidor Consciente, da MasterCard, ressaltam que o fato de a alíquota ter caído não significa que você precisa comprar um eletrodoméstico novo. Antes, alertam, é preciso fazer algumas contas, como quantidade e valor de parcelas, e juros, por exemplo. “Isso é essencial para saber se o seu eletrodoméstico cabe no orçamento. Acima de tudo respeite seu orçamento e planeje as suas compras”, afirmam.

Alguns consumidores, ao tomar a decisão da compra, veem apenas o valor da parcela e se ela cabe no bolso. Porém, eles desconsideram a existência de outros parcelamentos. “Lembre-se que juntamente com as parcelas do seu eletrodoméstico chegam as das compras feitas anteriormente, para que não seja surpreendido e tenha o orçamento comprometido”, advertem Pereira e Navarro.

Confira ainda se o valor cabe no seu orçamento total, para saber o quanto poderá pagar pelo produto. “O vendedor sempre levará em conta o melhor negócio para ele, por isso ponha em prática o poder de barganhar. Se o pagamento for a vista exija um bom desconto”, recomendam.

 

Outra dica dos consultores é parar e pensar sobre a real necessidade de adquirir o eletrodoméstico. “Comprar somente pelo impulso de consumir irá comprometer as suas contas”, afirmam. Prestar atenção também ao preço do produto é fundamental. Por isso, para saber se está fazendo um bom negócio, pesquise o valor antes de adquirir o bem. “Além disso, uma compra pelo site pode sair mais em conta do que em uma loja física”, ressaltam os especialistas.

Por fim, não tome a decisão em um momento de emoção. Tente ser o mais racional possível e pesquisar outros modelos do produto e oportunidades de compra.



Fonte: Ig
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados