JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Procon-SP autuou 30 empresas durante a Operação Inverno
19/07/2012

PF prende 26 em operação para reprimir garimpo ilegal em Roraima
19/07/2012

Aprovado projeto sobre esclarecimento ao consumidor quanto ao padrão digital
19/07/2012

Governo prorroga licenciamento compulsório das patentes do antirretroviral Efavirenz
19/07/2012

Saiba o que levar em consideração ao visitar um feirão de imóveis
19/07/2012

Veja as dicas do Procon de como planejar um casamento
19/07/2012

Ipem-SP reprova 33% dos cronotacógrafos fiscalizados em rodovias e empresas no primeiro quadrimestre
19/07/2012

Programa no Rio Grande do Sul ensina a cuidar de nascentes e reservatórios de água
19/07/2012

Governo quer mudar regras de portabilidade bancária
19/07/2012

Yamaha faz recall de veículos aquáticos
19/07/2012

Mais artigos...

 

Teve o nome incluído em um cadastro de inadimplência? Veja como sair da situação

Fonte: MSN Notícias 11/6/2012

Texto enviado ao JurisWay em 11/06/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


SÃO PAULO - Ter o nome incluído indevidamente em cadastros de inadimplência, de acordo com informações de órgãos de defesa do consumidor, é um dos principais motivos de queixas dos brasileiros e, ao contrário do que muitos pensam, é mais comum do que se imagina.

Na maior parte das vezes, o consumidor fica ciente do equívoco no momento da compra. Situação que, além do constrangimento, pode resultar em eventual ressarcimento por dano moral, segundo explica o advogado do escritório Mesquita, Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados, Bruno Zanim.

Em grandes varejistas, geralmente, o funcionário da loja já informa qual empresa está acusando o consumidor de não honrar os débitos. Quando isso não acontece, para saber quem fez o cadastro, deve-se procurar a Serasa.

Exclusão
Para realizar a exclusão da lista, a primeira providência é tentar uma solução amigável da questão, procurando o credor e explicando a situação. Outra alternativa, diz Zanim, é encaminhar uma notificação extrajudicial, expondo que não contraiu a dívida, solicitando o cancelamento da inserção e o envio de cópia da documentação que a motivou. É possível fazer isto por meio de um telegrama, com aviso de recebimento, nos Correios.

Nos dois casos, o consumidor deve dar um prazo para a empresa e, após esse período, retornar à Serasa para verificar se exclusão foi realizada.

Justiça
Se, mesmo agindo de forma cordial, não houver acordo, a alternativa ao consumidor é ingressarcom uma ação na Justiça Comum ou no Juizado Especial Cível, a fim de pedir a exclusão de seu nome deste tipo de cadastro, além de ressarcimento por eventuais prejuízos materiais, bem como reparação por danos morais.

No processo, o consumidor deve juntar prova da inscrição indevida e dos prejuízos, lembrando que o pedido de indenização por dano material deve ser comprovado por meio de documentos e/ou testemunhas.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados