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Educação financeira
Segundo o publisher da Revista Consumidor Moderno, Robert Meir, o consumidor presencia atualmente, uma verdadeira briga entre o governo e o sistema financeiro por conta do custo do crédito no País, por isso, ele explica que para o brasileiro, mais do que nunca a educação financeira é fundamental. “O consumidor ainda não entende como manter sua matriz econômica em dia”, completa.
Já o presidente do Instituto Geoc (Gestão de Excelência Operacional em Cobrança), Jair Lantaller, afirmou que a educação financeira do consumidor é muito importante, já que o Brasil está ingressando num modelo econômico maduro.
Segundo Lantaller, um terço do PIB (Produto Interno Bruto) do País vem do consumo das famílias brasileiras e até 2015 este PIB pode ser alçado, com o aumento do crédito, para até 60%.
Varejo
Para o diretor de Crédito das Lojas Colombo, Edeni Malta, o varejo deveria ser o responsável pela educação financeira dos consumidores. “Orientar e entender o crédito buscado pelo consumidor é o caminho no varejo. Você pode questionar seu cliente sobre essa possibilidade, se ele quer ser um cliente saudável ou um novo inadimplente”, explica.
Já o diretor adjunto de estudos regionais, urbanos e ambientais do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Miguel Matteo, o momento é bom para o crédito, mas é importante que o setor industrial esteja atento aos movimentos do governo. “O governo já não tem espaço para a redução do spread, e não deveria incentivar demais o consumo sem um crescimento industrial interno”, finaliza.