JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Consumidor ganha lei contra cobrança indevida

Fonte: Infomoney 16/4/2012

Texto enviado ao JurisWay em 16/04/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



SÃO PAULO - A lei 14.734, de autoria do deputado estadual Roberto Engler (PSDB) e publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo da última segunda-feira, estabelece prazo de cinco anos para ajuste de cobrança indevida contra o consumidor.

Mesmo com vetos parciais, a lei aprovada pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e sancionada pelo governador Geraldo Alckmin passa a vigorar em 30 dias.

Direitos do consumidor
A nova lei deve ajudar a identificar a cobrança irregular, dando ao consumidor o direito de pedir a correção imediata do equívoco, com a emissão de uma nova conta com vencimento para pelo menos cinco dias a partir de então.

Atualmente, na maior parte desses casos, o cliente se vê obrigado a quitar a fatura atual com vencimento mantido, mesmo com valor incorreto, e ter de esperar por até um mês para ter seu dinheiro de volta, normalmente sob forma de desconto em cobrança futura. “Isso é o que se verifica muitas vezes em contas de água, luz, telefone, cartão de crédito, entre outras. O valor fica em poder da empresa e o consumidor não tem ao que se apegar para pedir que aconteça diferente. Da forma como foi sancionada a lei, ao menos a pessoa passa a ter um amparo legal para negociar com o credor”, explica o deputado Roberto Engler.

O descumprimento do prazo estipulado para o ajuste previsto na lei estadual deixa a empresa sujeita a penalidades previstas nos artigos 56 a 60 do Código de Defesa do Consumidor, que vão desde multa até cassação de licença para atuação.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2026. JurisWay - Todos os direitos reservados