JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

SP: tarifa de gás terá novo mecanismo de compensação

Fonte: Infomoney 28/3/2012

Texto enviado ao JurisWay em 28/03/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



SÃO PAULO - A Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) vai colocar em prática um novo mecanismo de compensação do saldo da conta gráfica que é repassado para as tarifas de gás.

De acordo com a Agência, em São Paulo, a contabilização das diferenças entre os valores reais, pagos pela concessionária na aquisição e transporte do gás, e os valores autorizados nas tarifas é feita por meio de uma conta gráfica. O saldo dessa conta é repassado para a tarifa – que pode aumentar ou diminuir.

Com a mudança, o consumidor passa a ter acesso às mudanças no momento em que elas acontecem. Sendo assim, a agência explica que será possível evitar que a tarifa sofra reajustes muito altos, por conta do acúmulo anual, sem recorrer a mudanças constantes nas tarifas.

Até agora, o repasse só ocorre anualmente. Dessa forma, o reajuste ou revisão tarifária gerava alterações bruscas na tarifa decorrentes do acúmulo do saldo.

Cálculo
Ainda de acordo com a Agência, parte relevante da tarifa paga pelos consumidores é composta pelos preços do gás e do transporte pagos pela distribuidora a Petrobras. De acordo com a Agência, esses preços, no entanto, não são fixos, variando conforme a sua oferta no mercado internacional e a variação cambial entre real e dólar.

Em outros estados brasileiros, o repasse é feito automaticamente, resultando em variações constantes nas tarifas cobradas pelas concessionárias.

Todos os meses, a Arsesp publicará em seu site o saldo da conta gráfica, o que permite aos consumidores acompanhar quando e quanto a tarifa pode ser aumentada ou diminuída, conforme a variação do saldo desta conta.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados