JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Comissão discute na quarta distribuição de sacolas plásticas em mercados

Fonte: MSN Notícias 26/3/2012

Texto enviado ao JurisWay em 26/03/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 

 

 

A Comissão de Desenvolvimento Urbano realiza audiência pública nesta quarta-feira (28) para discutir a distribuição de sacolas plásticas em supermercados e lojas do gênero. A iniciativa do debate é do deputado Adrian (PMDB-RJ).

 

De acordo com Adrian, a disponibilização de sacolas plásticas vem causando enorme polêmica, não apenas em face das reiteradas decisões legislativas e judiciais, mas, em especial, pelo fato de o Distrito Federal, São Paulo e Belo Horizonte terem recentemente proibido essa oferta.

 

.

“Já está enraizado o costume do uso de sacolas plásticas em supermercados, assim como seu reuso no acondicionamento de lixo doméstico. Não é suficiente apenas obrigar os estabelecimentos comerciais a não distribuir sacolas plásticas comuns ou a disponibilizar apenas embalagens biodegradáveis ou retornáveis; é necessário oferecer alternativas para que o consumidor não seja prejudicado e que essa determinação não corra o risco de cair no vazio”, afirma Adrian.

 

Já tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 612/07, que obriga o uso de sacolas plásticas oxi-biodegradáveis (OBPs) para acondicionamento de produtos e mercadorias em todos os estabelecimentos comerciais do País.

 

Para Adrian, o objetivo do debate é avaliar de que forma o parlamento brasileiro pode contribuir para que a extinção das sacolas plásticas seja compatível com a realidade.

 

Convidados

Serão convidados para a audiência pública:

- o presidente do Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida), Miguel Bahiense ;

- a secretária-executiva da organização não governamental Educação, Cultura, Conscientização e Orientação para a Vida (Eccovida-RJ), Danielle Gomes; e

- representantes do Ministério do Meio Ambiente , do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, do Procon/ SP, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras); e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

 

A audiência pública será realizada no Plenário 16, às 11 horas.

 

 

  

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados