JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Filhos de pais residentes no exterior poderão ter pensão alimentícia garantida

Fonte: Infomoney 26/3/2012

Texto enviado ao JurisWay em 26/03/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



SÃO PAULO - Um grupo de trabalho formado por representantes dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores irão auxiliar o Brasil na adesão à Convenção da Haia de Alimentos e seu Protocolo sobre a Lei Aplicável. Com a adesão, o Brasil pretende facilitar o recebimento de pensão alimentícia a crianças que tenham pais residentes no exterior.

A medida também vale para crianças estrangeiras que tenham pais residentes no Brasil. Atualmente, 45% dos 800 casos de cooperação em matéria civil que tramitam mensalmente no DRCI/SNJ (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional), do Ministério da Justiça, são relacionados à pensão alimentícia.

“Como autoridade central brasileira para a cooperação jurídica internacional, o DRCI tem dedicado especial atenção à ratificação da Convenção. É de suma importância ampliar o leque de instrumentos jurídicos à disposição dos que necessitam de um direito tão básico quanto a pensão alimentícia”, explicou a diretora-adjunta do DRCI, Camila Colares.

Conferência Haia
A Conferência Haia de direito Internacional é um organismo que realiza convenções sobres questões do direito civil, com objetivo de simplificar e unificar o procedimento jurídico em países signatários.

A convenção também prevê apoio judiciário, gratuito, tanto para casos de alimentos em benefício dos filhos, quanto para outros familiares, além de simplificar o procedimento para reconhecimento e execução de pensões alimentícias.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados