JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

MEC publica portaria com mudança de regras do Enade 2012

Fonte: R7 Notícias 15/3/2012

Texto enviado ao JurisWay em 15/03/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



A partir deste ano, estudantes cursando o penúltimo semestre também fazem a prova 

O MEC (Ministério da Educação) publicou uma portaria no Diário Oficial da União que oficializa as mudanças no Enade 2012 anunciadas na quarta-feira pelo ministro Aloizio Mercadante. A partir deste ano, a prova será aplicada também aos alunos que cursam o penúltimo semestre. Antes, o exame era restrito aos formandos.

O documento refere-se aos concluintes dos cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretário executivo e turismo. Além das habilitações em tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

A decisão vem após a divulgação de denúncias encaminhadas ao MEC (Ministério da Educação) sobre uma possível manipulação da participação dos alunos no Enade por parte da Unip (Universidade Paulista). A faculdade supostamente reteria os “maus alunos” no penúltimo semestre para que eles não fossem inscritos no Enade. Assim, só os alunos mais preparados participariam da avaliação, elevando as notas dos cursos. O MEC solicitou que a instituição encaminhe todas as informações para que o caso seja investigado. 


O Enade é aplicado anualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) a estudantes concluintes e ingressantes de cursos superiores de universidades públicas e particulares. A cada ano é avaliado um grupo específico de cursos de graduação. O objetivo da prova é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas instituições. Aquelas que apresentam resultados insatisfatórios podem sofrer sanções pelo MEC, como corte de vagas e até fechamento do curso. 


A Unip nega qualquer tipo de manobra ou irregularidade na inscrição dos alunos. De acordo com a direção da universidade, a melhoria dos resultados nas últimas edições do Enade é resultado das inovações implantadas pela instituição em seus cursos. Mercadante não informou se as mudanças valerão para a edição do Enade de 2012.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados