JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Ingestão exagerada de vitamina E pode enfraquecer ossos, diz estudo

Fonte: Ambiente Brasil 6/3/2012

Texto enviado ao JurisWay em 06/03/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



Cientistas japoneses afirmam ter descoberto um vínculo entre a ingestão de vitamina E e a condição degenerativa óssea conhecida como osteoporose, em um estudo que pode lançar nova luz sobre o uso de suplementos vitamínicos.

Cientistas descobriram que dar doses aumentadas de vitamina a ratos em um nível similar àquele encontrado nos suplementos fez com que os ossos dos animais ficassem mais finos.

A vitamina E tem propriedades antioxidantes e é usada no combate ao envelhecimento.

Os ratos desenvolveram osteoporose após oito semanas seguindo esta dieta, com altos níveis de vitamina E, significativamente maior do que a dose encontrada na dieta normal de um roedor, revelou o estudo, publicado na revista científica “Nature Medicine”.

A equipe de cientistas, chefiada por Shu Takeda, da Universidade Keio, afirmou que a vitamina E estimula a geração de células degradantes de ossos, que normalmente trabalham em conjunto com células formadoras de ossos para manter a força óssea.

A osteoporose é uma doença que causa o enfraquecimento do tecido ósseo e a perda da densidade óssea com o passar do tempo. Costuma afetar pessoas idosas, particularmente as mulheres, que ficam mais propensas a sofrer fraturas.

A vitamina E é naturalmente encontrada em vários alimentos, incluindo o óleo vegetal, nozes e alguns legumes folhosos.

Também é encontrada em suplementos como antioxidante e acredita-se que melhore a saúde e retarde os problemas relacionados com o envelhecimento.

O estudo sugeriu a necessidade de se realizar mais pesquisas sobre como níveis aumentados de vitamina E afetam a saúde humana.

“É possível que com o volume (de vitamina E) contido em suplementos de saúde, os ossos possam ficar frágeis”, disse Takeda ao jornal Mainichi Shimbun.

As descobertas foram divulgadas depois que cientistas descobriram que ratos geneticamente modificados para ter deficiência em vitamina E têm alta densidade óssea.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados