JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Ibama deve concluir neste ano licenciamento de 12 novos projetos offshore

Fonte: Ibama 6/3/2012

Texto enviado ao JurisWay em 06/03/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



Rio de Janeiro - Neste ano, o Ibama deve concluir o licenciamento de 12 novos projetos de produção e escoamento offshore de petróleo nas bacias de Campos, Santos e Sergipe/Alagoas. Desse total, destacam-se a Etapa 1 do desenvolvimento do Pré-Sal da Bacia de Santos, a ampliação da malha de dutos para o escoamento da produção marítima de gás natural e a revitalização dos campos em águas rasas em Sergipe. Os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) que subsidiarão esses licenciamentos ambientais já encontram-se em análise e há previsão de realização de diversas audiências públicas para que a população possa conhecer e contribuir com sugestões sobre os empreendimentos.

Esse panorama foi apresentado pela diretora de Licenciamento Ambiental , Gisela Forattini, e equipe da Coordenação Geral de Petróleo e Gás (CGPEG) do Ibama por duas vezes no Rio de Janeiro, nesta semana: na reunião mensal da Sala de Situação de Petróleo e Gás e na audiência realizada na Superintendência do Ibama no Rio de Janeiro com participação de dirigentes deste instituto, da Petrobras, da Agência Nacional de Petróleo e dos ministérios de Minas e Energia e do Planejamento, Orçamento e Gestão.

No auditório da superintendência, os dirigentes trocaram informações sobre a perspectiva de exploração e de produção de petróleo e gás entre 2012 e 2015 e a situação do licenciamento ambiental federal. O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, José Miranda Formigli Filho, recentemente empossado, desenhou um cenário de “muito trabalho” nos próximos anos: “Nossa atividade de exploração e produção tem perspectiva de crescimento espetacular e assombroso. Isso só tende a crescer”, afirmou o diretor que estava acompanhado de outros 16 gerentes e técnicos da Petrobras.

Também presente nessa audiência, a diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Symone Christine de Santana Araújo, que coordena também a Sala de Situação de Petróleo e Gás, mostrou-se orgulhosa da qualificação da interlocução no acompanhamento do licenciamento dos projetos do PAC.

A diretora Gisela Forattini reconheceu a necessidade de fortalecimento do Ibama para atender à demanda crescente de todos os setores e não só o de petróleo e gás, mas mostrou o avanço do licenciamento ambiental. Informou que a concessão de licenças aumentou 32% em 2011 em relação a igual período anterior e a média neste ano mantém-se em 2,3 licenças por dia útil. Disse também que 60% dos analistas ambientais têm mestrado, doutorado ou experiência na área e ressaltou o ingresso de 90 novos analistas nos quadros do licenciamento, a ser ainda mais reforçado com realização de novos concursos.

Destacou também alguns marcos importantes do licenciamento de empreendimentos de petróleo e gás no ano de 2011. Entre eles, a emissão de licença de operação para a área geográfica da Bacia de Santos, concluindo o processo de regularização do licenciamento ambiental das perfurações marítimas da Petrobras; o fortalecimento da equipe da Coordenação Geral de Petróleo e Gás em Sergipe (UALAE), responsável pelo licenciamento de projetos no Norte-Nordeste; e a publicação do diagnóstico de geração e destinação de resíduos de Petróleo e Gás no Brasil (http://www.ibama.gov.br/licenciamento/modulos/arquivo.php?cod_arqweb=NTResid).

Outros marcos foram o aumento da estrutura de resposta à emergência na Bacia de Campos e a intensificação do acompanhamento de exercícios simulados. Foram acompanhados 19 exercícios em 2011, quase o dobro do ano anterior.

Legenda da foto: diretor de Exploração e Produção da Petrobras, José Miranda Formigli Filho, diretora de Licenciamento Ambiental, Gisela Forattini e coordenador-geral de Petróleo e Gás do Ibama, Cristiano Vilardo (da esquerda para a direita).

Sandra Sato
Ascom Ibama



Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados