JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Veja como ajuizar ações no Juizado Especial Cível sem a presença de advogado

Fonte: O Dia on Line 5/3/2012

Texto enviado ao JurisWay em 05/03/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


SÃO PAULO – Os cidadãos brasileiros podem ajuizar ações no JEC (Juizado Especial Cível) sem a necessidade um advogado. O pedido deve ser apresentado de forma oral ou escrita. No primeiro caso, o autor deve comparecer à secretaria do Juizado, que passará a solicitação para a forma escrita.

De acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), é preciso apresentar o pedido em três vias. A primeira será protocolada e devolvida ao autor, a segunda via acompanhará a carta de citação do réu e a terceira via será autuada, formando os autos do processo.

Presença do advogado
O Idec ainda lembra que, nos casos em que o autor ajuiza uma ação sem a presença de um advogado e o réu comparece representado por um profissional do direito, o autor terá o direito à assistência judiciária.

Vale destacar, porém, que só será permitido ingressar com uma ação sem a ajuda de um advogado nas causas com valores menores do que 20 salários mínimos. Nas causas entre 20 e 40 salários mínimos, é obrigatória a representação do advogado.

A ProTeste ainda lembra que, independentemente do valor da causa, para recorrer da decisão do juiz, você é obrigado a ter um advogado.

Veja quais elementos devem conter no pedido:

  • O nome, a qualificação e o endereço das partes;
  • Os fatos e os fundamentos, de forma sucinta e, se o autor conhecer a fundamentação legal de seu pedido, pode mencioná-la;
  • O objeto (o que se quer obter na Justiça) e seu valor.

As provas
Por fim, o Idec ainda explica que o autor deve anexar ao pedido as cópias de todos os documentos relativos à questão, tais como contrato, nota fiscal, orçamento, etc. Caso haja testemunhas, é preciso que sejam informados os dados delas.

Caso o autor tenha receio de que as testemunhas não compareçam espontaneamente, pode requerer à secretaria que elas sejam intimadas, no prazo de até cinco dias antes da audiência.

Os custos do JEC
Em relação aos custos do JEC, saiba que, em primeira instância, não é preciso pagar para entrar com a ação, tampouco é preciso pagar honorários do advogado da outra parte, caso perca a questão ou ela seja julgada improcedente.

Porém, conforme explica a ProTeste, se for apresentado algum recurso, haverá a necessidade de pagamento dessas despesas. Nesses casos, os honorários devem ser pagos ao advogado se o recurso não for julgado favorável e serão arbitrados pelo juiz entre 10% e 20% do valor da condenação.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados