JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Prévia da inflação oficial tem a maior alta em oito meses, mostra IBGE

Fonte: Ig Notícias 24/1/2012

Texto enviado ao JurisWay em 24/01/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



IPCA-15 teve variação de 0,65% no primeiro mês de 2012 contra alta de 0,56% em dezembro; resultado foi influenciado pela elevação nos preços dos transporte e alimentos

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), a chamada prévia da inflação oficial, acelerou para 0,65% em janeiro ficando bem acima do resultado de 0,56% verificado no último mês de 2011, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa é a maior variação para o índice em oito meses. Em maio do ano passado, o IPCA-15 teve uma alta de 0,70%. (Ver gráfico).

Segundo o IBGE, o grupo Transportes, com variação de 0,79% e impacto de 0,15 ponto percentual foi o responsável pela aceleração do IPCA 15 de janeiro, em relação a dezembro, em virtude, principalmente, do reajuste das tarifas dos ônibus urbanos nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e Belo Horizonte e dos ônibus intermunicipais em várias regiões.

Os alimentos, com 1,25% em janeiro, índice próximo a 1,28%, referente a dezembro, também pressionaram a taxa do mês, com impacto de 0,29 ponto percentual. Com isto, o IPCA 15 de 0,65% teve 0,44 ponto percentual de impacto dos dois grupos, o que significa 68% do índice, de acordo com o instituto.

Em janeiro, o grupo Habitação teve o mesmo resultado de dezembro, 0,54%. Alguns itens continuaram em alta como aluguel residencial (de 0,71% para 1,33%), condomínio (de 0,74% para 0,70%), taxa de água e esgoto (de 0% para 0,13%).

Os segmentos de Vestuário (de 1,10% para 0,19%), Artigos de Residência (0,05% para –0,68%) e Despesas Pessoais (de 0,74% para 0,55%) apresentaram, em janeiro, resultados inferiores aos de dezembro.

Entre as regiões pesquisadas pelo IBGE para a elaboração do IPCA-15 o  Rio de Janeiro apresentou a maior taxa de inflação, com alta de 1,01%, em virtude dos resultados dos ônibus urbanos, que subiram 4%, e os ônibus intermunicipais, que tiveram reajuste de 3,01%, bem como os alimentos (1,93%), a maior taxa entre as regiões pesquisadas.

O menor variação na inflação foi registrado em Porto Alegre, com alta de 0,39%, onde os alimentos subiram 0,04%.

Metodologia

O IPCA-15 é chamado de prévia da inflação oficial, porque usa a mesma metodologia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com diferença no período de coleta dos dados.

O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.

Para o cálculo do IPCA-15 no primeiro mês de 2012 foram considerados os preços coletados pelo IBGE entre 14 de dezembro e 13 de janeiro e comparados com aqueles vigentes entre 15 de novembro a 13 de dezembro. 




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados