JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

IBGE oficializa mudanças em cálculo da inflação

Fonte: R7 Notícias 12/1/2012

Texto enviado ao JurisWay em 12/01/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


Entre alterações, está a inclusão de morango e salmão na conta

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira (11) a estrutura definitiva de pesos de itens e grupos no cálculo da inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Os novos pesos foram calculados de acordo com as mudanças de hábitos dos consumidores captadas pela POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) 2008 - 2009. 

Entre as alterações estão a inclusão de morango e salmão no cálculo e a retirada das cotações de preços de bacalhau e chuchu.

As alterações na estrutura do IPCA foram divulgadas em 28 de novembro do ano passado, com as principais alterações nas ponderações.

No entanto, o instituto atualiza agora os dados, após um recálculo dos pesos de itens e grupos levando em conta a incidência da inflação no período, de fevereiro de 2009, mês seguinte ao mês de referência da POF (janeiro de 2009), a dezembro de 2011.

A primeira divulgação do IPCA sob o novo cálculo será feita em fevereiro, relativa à inflação medida em janeiro de 2012.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados