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SÃO PAULO - O Procon-SP denunciou 29 sites ao DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania) por irregularidades na prática do e-commerce (comércio virtual).
Os sites foram denunciados por não entregarem produtos adquiridos por consumidores. Entre os sites denunciados, 18 estavam fora do ar e as notificações a essas empresas têm retornado com informações dos Correios, tais como, “mudou-se” e “endereço inexistente”.
De acordo com o diretor executivo do Procon-SP, Carlos Coscarelli, as empresas são procuradas pelo órgão para solucionar os casos e não são encontradas. “Tentamos contato, inclusive por correspondência, e não obtivemos retorno. Alguns ainda estão no ar oferecendo produtos e podem continuar lesando consumidores desavisados”, explicou Coscarelli.
Cuidados ao comprar produtos na internet
Antes realizar as compras na internet o consumidor precisa ficar atento a algumas dicas do Procon-SP para evitar fraudes, golpes, uso indevido dos dados pessoais, dentre outros problemas.
Antes de fechar a compra, faça uma pesquisa no site do Procon-SP (ww.procom.sp.gove.br), para verificar se a empresa tem registro de reclamações. Fique atento também aos preços muito abaixo da média do mercado.
Faça uma pesquisa sobre a empresa para saber CNPJ, razão social e endereço. Essas informações podem ser encontradas no site www.registro.br. Se o domínio for .com ou .net, cheque onde o domínio está hospedado através dos sites: whois.domaintolls.com, whos.is e whos.com; tome cuidado se o site estiver hospedado fora do Brasil.
Desconfie de sites que ofereçam como forma de pagamento depósitos em conta corrente de pessoas físicas ou depósitos em conta poupança.
Outro bom aliado do consumidor são as redes sociais, consulte algumas para verificar se não há manifestações de clientes insatisfeitos.
E por último, após fechar a compra, guarde todos os comprovantes e exija sempre a nota fiscal.