JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

ANP quer que postos de combustíveis divulguem preços em tempo real na web

Fonte: Infomoney 23/12/2011

Texto enviado ao JurisWay em 26/12/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



SÃO PAULO - Postos de combustíveis poderão ser obrigados a informar o preço da gasolina e álcool  que comercializam. De acordo com projeto de lei proposto (PLS 353/11), os preços serão atualizados no site da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

O projeto já foi aprovado pela CI (Comissão de Serviços de Infraestrutura) na última quinta-feira (23). O relator do texto acredita que a divulgação dos preços atualizados dos combustíveis, por meio de informação do próprio revendedor, representa um salto de qualidade em termos de atendimento ao consumidor.

Custos e desafios
De acordo com a Agência Senado, no lugar do texto original, do senador Ivo Cassol (PP-RO), a comissão optou pelo substitutivo de Sérgio Souza (PT-PR), o relator ad hoc (para essa finalidade), que atuou em substituição a Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

A principal diferença, além do caráter autorizativo, é que o substitutivo flexibiliza a implementação da medida: será por meio de regulamento, com tempo para que a ANP faça o detalhamento operacional e consiga os recursos necessários para o projeto.

O relator da proposta, porém, observou que os custos e desafios da implementação são maiores do que os imaginados pelo autor, o que justifica a flexibilização.

Esses desafios foram detalhados pelo relator, ao explicar que a nova sistemática exigirá a manutenção da página eletrônica da ANP em regime de 24 horas e a organização de um site sincronizado em tempo real com os revendedores. Além disso, haverá a necessidade de um sistema de autenticação segura de senhas dos postos e uma metodologia de auditoria das informações.

Atualmente a ANP já informa, na sua página, os preços dos combustíveis em todo o país. Mas a informação vem de pesquisa semanal, por amostragem, em 555 localidades (cerca de 10% dos municípios brasileiros).

A matéria segue para exame da CMA (Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle), onde receberá decisão terminativa.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados