Últimos artigos
Você já teve problema na utilização de Palito de fósforo? 21/05/2012
Tv a cabo, telefonia, banda larga: Pesquise preços e reduza os gastos mensais 21/05/2012
Juros do cheque especial recuou, diz Procon-SP 21/05/2012
Universidades federais entram em greve a partir desta quinta-feira 21/05/2012
Planos de saúde podem ter que cobrir quimioterapia oral em casa 21/05/2012
Acesso à informação: Anvisa está mais transparente 21/05/2012
Yamaha, BMW e Honda anunciam recall 21/05/2012
Ibama publica IN sobre transporte de produtos perigosos 21/05/2012
Conta de luz virão mais baratas a partir de maio 21/05/2012
Programa do MEC para alfabetizar alunos até os 8 anos vai investir na formação de professores 21/05/2012
POR MARCOS GALVÃO
Rio - O governo federal lança amanhã, em Guarulhos (SP), cartilha que faz parte do plano especial de operações contra o caos aéreo no fim do ano, época de festas e férias escolares. O material, elaborado pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), informará aos passageiros como agir em caso de surpresas desagradáveis em viagens de avião.
A cartilha terá perguntas e respostas, além de informações úteis para que o passageiro embarque e desembarque com tranquilidade. O documento ensinará o que fazer em casos de atraso ou cancelamento de voos.
Os órgãos do setor e as companhias aéreas que acompanharam a elaboração da cartilha deverão distribuir o material aos passageiros. As empresas também terão que oferecer links em seus sites na Internet para que os usuários tenham uma versão eletrônica do material.
Com expectativa de aumento de 10% no número de passageiros, as longas filas e os terminais lotados para o check-in deverão causar novamente transtorno aos brasileiros. De acordo com a Infraero, haverá cerca de 1,5 milhão de pessoas a mais neste mês. No ano passado, em dezembro, foram transportados 14,7 milhões de passageiros por empresas aéreas.
Para diminuir o transtorno, a Infraero prometeu colocar mais funcionários e reforçar a segurança nos 66 aeroportos que administra. As empresas aéreas também se preparam para a demanda maior. Tam e Gol, líderes no mercado doméstico, vão reforçar o quadro de empregados em terra e prometem aeronaves e tripulantes extras nos principais aeroportos.
Portaria da agência define o que passageiro pode levar
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou segunda-feira portaria que define o que pode ser levado como bagagem de mão em viagens domésticas e internacionais.
Saca-rolhas, canetas, lápis, isqueiros com gás ou fluido com menos de oito centímetros de comprimento, guarda-chuvas e raquetes de tênis são permitidos. Já tesouras com lâminas de comprimento maior que seis centímetros, isqueiros do tipo maçarico e armas de fogo de brinquedo são proibidos.
A portaria definiu também que a revista de passageiros na área de raios X deve ser feita por um agente da Infraero, sob a supervisão da Polícia Federal.
Cumbica inicia check-in compartilhado
O Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), será o primeiro a ter o check-in compartilhado, medida também determinada segunda-feira, por meio de portaria da Anac. De acordo com a agência, o processo de check-in vai ficar 20% mais rápido.
Sistema permitirá que empresa use o guichê de uma companhia vizinha, quando tiver muitos voos saindo no mesmo horário e precisar apressar o embarque. O procedimento já é adotado por companhias internacionais. De acordo com a Anac, as empresas nacionais terão de unificar seus softwares. O objetivo é reduzir as filas e aproveitar guichês ociosos.