Últimos artigos
Você já teve problema na utilização de Palito de fósforo? 21/05/2012
Tv a cabo, telefonia, banda larga: Pesquise preços e reduza os gastos mensais 21/05/2012
Juros do cheque especial recuou, diz Procon-SP 21/05/2012
Universidades federais entram em greve a partir desta quinta-feira 21/05/2012
Planos de saúde podem ter que cobrir quimioterapia oral em casa 21/05/2012
Acesso à informação: Anvisa está mais transparente 21/05/2012
Yamaha, BMW e Honda anunciam recall 21/05/2012
Ibama publica IN sobre transporte de produtos perigosos 21/05/2012
Conta de luz virão mais baratas a partir de maio 21/05/2012
Programa do MEC para alfabetizar alunos até os 8 anos vai investir na formação de professores 21/05/2012
SÃO PAULO - Subiu para 13 o número de casos confirmados da gripe A em Pedra Branca, , a 262 quilômetros de Fortaleza, no Ceará, , segundo confirmou nesta segunda-feira, 28, a Secretaria Estadual de Saúde. A suspeita é de que a transmissão tenha ocorrido através de uma pessoa da cidade que teve contato com um paciente infectado pelo vírus em São Paulo.
Além dos 13 casos de influenza pandêmica (H1N1) confirmados, outros dois casos foram descartados e três amostras serão reprocessadas, entre as 18 amostras analisadas. Ao todo, segundo a secretaria, foram notificados 286 casos.
De acordo com a secretaria, foram atendidos no pronto-socorro do Hospital Municipal de Pedra Branca, entre os dias 18 e 23 deste mês, 51 estudantes de Escola de Ensino Profissional do município e um professor, além de 20 pessoas que não fazem parte do grupo escolar, mas que eram contatos dos adolescentes doentes.
A suspeita é de que a contaminação tenha ocorrido por meio de um professor que teve contato com um paciente infectado pelo vírus H1NI em São Paulo. O docente passa bem, segundo a secretaria.
A secretária de Saúde de Pedra Branca, Tânia Leite, acredita que cortadores de cana-de-açúcar, que saíram da cidade para trabalhar no Estado de São Paulo e voltaram agora para passar o fim do ano em casa, levaram o vírus para Pedra Branca. De acordo com a Sesa, os pacientes estão sendo acompanhados por técnicos da Vigilância Epidemiológica.
A secretaria informou que, neste ano, 17 mil dos 43 mil habitantes da cidade foram vacinados contra a gripe suína. A imunização atingiu 94% das crianças com menos de 1 ano, 95% dos idosos, 80% das grávidas e 66,7% dos profissionais de saúde.
A imunização, segundo informou Manoel Fonseca, diretor da Sesa, é válida por um ano. Ele disse que não é possível realizar uma nova campanha para imunizar o restante da população de Pedra Branca, porque não existe estoque suficiente da vacina no País. De acordo com Fonseca, as poucas doses que ainda existem no Rio Grande do Sul estão prestes a vencer.
A secretária de Saúde de Pedra Branca afirmou que a situação na cidade está sob controle, apesar da pequena quantidade de médicos existentes no município: apenas 14.
Muitos moradores de Pedra Branca estão usando máscaras para evitar o contágio. O secretário de Saúde do Ceará, Arruda Bastos, esteve no sábado na cidade, onde se reuniu com profissionais de saúde.
Na reunião, Bastos e os profissionais traçaram estratégias de prevenção para evitar que a doença se alastre mais. O secretário considerou que não há necessidade de todas as escolas da cidade suspenderem as aulas para impedir a contaminação.
A secretaria orientou os estudantes que apresentarem sintomas de gripe a ficarem em casa.
(Com Carmen Pompeu, especial para O Estado de S. Paulo)