JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Venda de veículo importado cai 41% após alta do IPI

Fonte: Veja online 9/11/2011

Texto enviado ao JurisWay em 10/11/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



Segundo dados da Abeiva, marcas de carros trazidos para o Brasil encerraram o mês passado com 13.264 unidades emplacadas, ante 22.569 entregues em setembro

As vendas de veículos importados no país caíram 41,2% em outubro na comparação com setembro, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva). As 27 marcas associadas à entidade encerraram o mês passado com 13.264 unidades emplacadas, ante 22.569 entregues em setembro. A queda nas vendas de outubro foi atribuída ao aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados. Já na comparação com outubro de 2010, as vendas de importados aumentaram 25,6% em outubro deste ano.

De janeiro a outubro deste ano, as vendas acumulam alta de 98,3%, com um total de 165.114 importados comercializados. No mês de outubro, a participação dos importados no total de veículos vendidos no país caiu para 5,03%, ante 7,69% em setembro. De janeiro a outubro, a fatia das associadas à Abeiva no mercado interno brasileiro foi de 5,92%. A entidade projeta encerrar o ano de 2011 com 200 mil unidades emplacadas, ou seja, com vendas de 35 mil unidades nos meses de novembro e dezembro.

De acordo com o comunicado distribuído pela Abeiva, no primeiro momento após a decisão do governo de aumentar o IPI, houve uma corrida às concessionárias de importados, mas as empresas associadas sentiram "duro golpe" no início do outubro. Embora o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha suspendido a aplicação imediata da medida, as empresas não tiveram tempo para se programar, uma vez que o ciclo de importação - que inclui pedido, confirmação do pedido, produção e período de transporte - é de no mínimo 90 dias. Assim, conforme a associação, os próximos pedidos só devem desembarcar no País na segunda quinzena de janeiro, quando as novas alíquotas de IPI já tiverem entrado em vigor.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados