JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Com cenário econômico incerto, especialista recomenda cautela em investimentos

Fonte: JB 26/10/2011

Texto enviado ao JurisWay em 26/10/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



A deterioração da crise econômica mundial, marcada principalmente pela instabilidade nos EUA e Europa, vem influenciando diretamente a tomada de decisões no mercado brasileiro. Cada notícia gera uma repercussão de grande incerteza e volatilidade para o país.

Com a desaceleração da economia mundial e o impacto direto nas commodities, a bolsa brasileira, que se encontra próxima dos 50 mil pontos, já vem sentindo os efeitos da instabilidade. De acordo com Georges Catalão, gestor de investimentos da Lecca, tradicional instituição financeira do Rio de Janeiro, diante de tantas adversidades, o momento é de cautela para investir em ativos de risco.

“A liquidez interbancária na Europa já chegou a níveis preocupantes. Com isso, o risco da crise migrar para o sistema bancário é real. Não vislumbramos um cenário de melhora para os ativos de risco no curto e médio prazo. Pelo o contrário, a probabilidade do mercado de ações oscilar perto do patamar atual é significativo", afirma Georges.

Para o especialista, o momento é de reduzir a exposição às categorias de renda variável e multimercados que podem sofrer fortemente com um aumento à aversão a risco de eventuais problemas que possam vir do setor externo e migrar para ativos menos voláteis. 

“Na categoria de renda fixa, o ideal é investir em títulos ligados a inflação, já que a desaceleração da economia global e o arrefecimento dos preços das commodities não serão suficientes para trazer a inflação de volta ao centro da meta, algo que não deve acontecer antes de 2013. Com o início de um ciclo de expansão monetária do Banco Central, a situação inflacionária brasileira fica ainda mais complicada”.

Já em relação à renda variável, além da redução da exposição à estratégia como um todo, a alternativa para proteger o portfólio, segundo Georges, é aumentar os investimentos em Dividendos em relação às demais estratégias de renda variável, que têm um caráter defensivo para proteger a carteira da volatilidade do mercado. “Existe a possibilidade de uma deterioração do mercado externo, o que influenciaria negativamente o mercado acionário brasileiro”.

Ainda de acordo com o consultor, o momento também é bom para investir na estratégia macro, que busca antecipar as tendências econômicas.“Houve uma mudança recente nos mercados e começamos a ver oportunidades, principalmente em juros, onde a estratégia macro tem uma grande possibilidade de ter um bom desempenho”. 



Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados