JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Abuso de álcool pode causar câncer de pulmão

Fonte: Veja online 25/10/2011

Texto enviado ao JurisWay em 25/10/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



Estudo mostrou que pessoas que consumiam mais de três doses por dia tinham mais risco de ter a doença

O consumo abusivo de álcool pode estar relacionado a um maior risco de desenvolver câncer de pulmão, segundo estudo apresentado durante o Encontro Anual do American College of Chest Physicians, que reúne médicos especializados no sistema cardiorrespiratório. Segundo o estudo, o risco foi maior entre homens negros e mulheres asiáticas.

CONHEÇA A PESQUISA

Onde foi divulgada: Encontro anual do American College of Chest Physicians

Quem fez: Stanton Siu

Instituição: Kaiser Permanente, grupo de planos de saúde dos Estados Unidos

Dados de amostragem: 126.293 pessoas. Os dados foram coletados entre 1978 e 1985 e os participantes foram acompanhados até 2008

Resultado: O consumo abusivo de álcool, a partir de três doses por dia, pode estar relacionado a um maior risco de desenvolver câncer de pulmão, principalmente entre negros e asiáticas.

Para o estudo, foi utilizada uma base de dados de 126.293 pessoas. Os dados foram coletados entre 1978 e 1985 e os participantes acompanhados até 2008. O objetivo dos pesquisadores era determinar o risco do desenvolvimento de câncer de pulmão em relação ao fumo, consumo de álcool, sexo, etnia, índice de massa corporal (IMC) e níveis educacionais.

Do total, 1.852 pessoas desenvolveram câncer nesse período. Os resultados mostraram que o hábito de fumar continuava sendo o fator de risco mais relacionado ao surgimento da doença. Apesar disso, o consumo abusivo de álcool, considerado a partir da ingestão de mais de três doses por dia, também aumentou o risco para câncer de pulmão.

"Variações genéticas entre diferentes grupos étnicos podem explicar esse risco elevado de câncer de pulmão. A exposição a fatores ambientais e dieta também podem influenciar o risco de desenvolver a doença", disse Stanton Siu, do grupo de planos de saúde Kaiser Permanente, na Califórnia. "Não vimos uma relação entre o consumo moderado e o desenvolvimento do câncer. Então, parece mais provável que homens de meia idade e outras pessoas que bebem moderadamente tenham uma proteção contra o risco de câncer de pulmão", afirmou Siu.

 

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados