JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Cobrança indevida praticada por bancos será discutida em audiência

Fonte: Infomoney 25/10/2011

Texto enviado ao JurisWay em 25/10/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 



SÃO PAULO – A Comissão de Defesa do Consumidor realiza, nesta terça-feira (25), uma audiência para discutir medidas contra cobranças indevidas de tarifas pelas instituições financeiras.

Segundo a Agência Câmara, o Ministério Público do Rio de Janeiro recomendou aos bancos Santander e Itaú, em maio deste ano, a devolução aos clientes de R$ 430 milhões, relativos a cobranças indevidas de tarifas de tarifas bancárias entre 2008 e 2010.

As instituições também foram advertidas por descumprir a regulamentação do Banco Central e estão sujeitas a processos judiciais, caso não façam a restituição dos valores aos clientes.

Medidas preventivas
A deputada Dilma Ramalho, que propôs a audiência, acredita que a discussão desse caso pode ajudar a comissão a definir medidas preventivas contra cobranças indevidas de tarifas no sistema bancário.

Para o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), é importante ouvir representantes das duas instituições e do Ministério Público, para identificar os problemas e definir regras claras para essas tarifas. Ele lembra que, no caso do Santander e Itaú, as cobranças consideradas indevidas foram por COA (Comissão sobre Operações Ativas) e multas por devolução de cheques.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados