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 Defesa do Consumidor
 

Política e termo de devolução são tão importantes quanto preço para e-consumidor

Fonte: Infomoney 21/10/2011

Texto enviado ao JurisWay em 24/10/2011.

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SÃO PAULO - Sem dúvida, os preços e as formas de pagamento oferecidos por uma loja virtual são dois dos principais atrativos para elas angariarem consumidores. Porém, os brasileiros também estão de olho em outros quesitos importantes: políticas e termos de devolução.

Encontrar esses termos em um site oferece ao cliente a sensação de confiança  e segurança. E, se essas regras forem efetivas e ajudarem o consumidor, quando ele precisar, a chance de aumento no faturamento da empresa é grande. Para isso, basta que os documentos sejam transparentes, com um texto simples, claro e objetivo.

"O trabalho dos lojistas virtuais deve ser para fortalecer o setor e é nesses pequenos detalhes que se conquista a confiança das pessoas. Os termos de devolução, troca e política da empresa não podem ser subjugados. Eles são um estímulo à compra", afirma o diretor comercial da JET Tecnologia em Comércio Eletrônico, Guilherme Lunardi.

Itens a incluir na política
Ele lembra que os elementos do comércio virtual  estão interligados e que qualquer descuido reflete na operação completa da loja virtual. "Definir as políticas é importante para deixar o cliente à vontade no ambiente de compra", destaca. "E elas devem ser planejadas ainda antes de a loja ir para o ar, pois elas precisam estar relacionadas aos valores da empresa". 

Então, confira abaixo alguns dos temas que devem aparecer no texto de política e termos de devolução das lojas virtuais:

  • Lei do Arrependimento

A legislação brasileira define que, em até sete dias após o recebimento do produto, o consumidor pode desistir da compra, independentemente dos motivos para isso e sem necessidade de se justificar.

Essa possibilidade de devolução, sem precisar pagar pelo serviço, funciona como um incentivo à compra virtual. Ainda mais levando em conta que todos os custos de devolução são de responsabilidade do lojista.

Esses pontos positivos devem estar descritos nas políticas da loja, já que nem todos os consumidores virtuais conhecem os direitos de quem compra à distância.

  • Facilidade para a troca

Também torna-se fundamental para os consumidores que a troca seja facilitada, principalmente para quem adquire algum item de vestuário.

Para se ter uma ideia, uma das maiores empresas virtuais de artigos esportivos do Brasil se responsabiliza por todas as despesas relativas à troca do produto. Os clientes ainda têm a possibilidade de fazer a transação em até 30 dias, a partir do recebimento da mercadoria.



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