Últimos artigos
Você já teve problema na utilização de Palito de fósforo? 21/05/2012
Tv a cabo, telefonia, banda larga: Pesquise preços e reduza os gastos mensais 21/05/2012
Juros do cheque especial recuou, diz Procon-SP 21/05/2012
Universidades federais entram em greve a partir desta quinta-feira 21/05/2012
Planos de saúde podem ter que cobrir quimioterapia oral em casa 21/05/2012
Acesso à informação: Anvisa está mais transparente 21/05/2012
Yamaha, BMW e Honda anunciam recall 21/05/2012
Ibama publica IN sobre transporte de produtos perigosos 21/05/2012
Conta de luz virão mais baratas a partir de maio 21/05/2012
Programa do MEC para alfabetizar alunos até os 8 anos vai investir na formação de professores 21/05/2012
SÃO PAULO – Quase metade dos consumidores brasileiros se considera moderno, por conta de estarem mais atualizados, assíduos na internet, alinhados ao consumo responsável, à praticidade, bons preços e qualidade. População das classes C e D também mudaram conceitos de consumo para se tornarem consumidores modernos.
Escolhas
Produto/Serviço | Critério avaliado para a compra/uso |
---|---|
Supermercado/Hipermercado |
|
Lojas de departamento |
Preço dos produtos; variedade; limpeza da loja; agilidade no caixa; conforto oferecido e condições de pagamento. |
Bancos |
Clareza com relação aos custos das tarifas; atendimento ágil; segurança contra golpes nos caixas eletrônicos; segurança para uso do internet banking; credibilidade e capilaridade; facilidade de acesso ao gerente; limite de crédito especial adequado e produtos/serviços alinhados ao perfil dos clientes. |
Companhias Aéreas |
|
Telefonia Móvel |
Qualidade do sinal; clareza na definição dos pacotes; cobertura; agilidade no atendimento ao consumidor; tarifas e planos oferecidos. |
Automóveis |
Veículos nacionais estão no topo da preferência dos consumidores modernos. |
Seguros de Automóveis | Planos personalizados; mix de serviços; abrangência da rede; material didático sobre o seguro e credibilidade da instituição. |
Seguro de Saúde |
Agilidade no atendimento; credibilidade da marca; abrangência da rede conveniada; aparelhos de diagnóstico de última geração; atendimento humanizado e custo. |
Fonte: Shopper Experience |
Perfil
Do total de consumidores pesquisados, 68% afirmaram que costumam acessar a web, enquanto 44% se reconhecem como consumidores modernos. Por outro lado, 56% não se veem como modernos.
Entre os consumidores modernos, 86% deles afirmam que estão diariamente conectados, já 42% contaram que fizeram compras pela internet no último mês, enquanto entre os consumidores convencionais, a porcentagem é menor, de 82% e 36%, respectivamente.
Os consumidores modernos também afirmaram que estão mais atentos aos seus direitos. Deles, 53% afirmaram que estão mais atentos à qualidade e credibilidade dos produtos, enquanto 41% fazem valer os direitos de trocar produtos com defeitos e 39% exigem um bom atendimento.