JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Mudança comportamental transforma classes C e D em consumidores modernos

Fonte: Infomoney 5/10/2011

Texto enviado ao JurisWay em 05/10/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


SÃO PAULO – Quase metade dos consumidores brasileiros se considera moderno, por conta de estarem mais atualizados, assíduos na internet, alinhados ao consumo responsável, à praticidade, bons preços e qualidade. População das classes C e D também mudaram conceitos de consumo para se tornarem consumidores modernos.

O aumento do poder de informação é um dos principais fatores que influenciaram no comportamento dos consumidores modernos, detectou a pesquisa “Desvendando o consumidor moderno”, divulgada nesta quarta-feira (5) pela Shopper Experience. “Esse consumidor moderno tem um grande poder de mobilização, porque tem mais acesso à informação. Nas redes sociais, por exemplo, compartilha experiências sobre produtos e serviços. Embora haja uma predominância de consumidores modernos das classes A e B, observamos que as classes C e D têm representatividade entre o novo consumidor”, explica a presidente da Shopper Experience e coordenadora da pesquisa, Stella Kochen Susskind.

Escolhas
O consumidor moderno, além de estar mais atento às novidades, também avalia alguns detalhes na hora de escolher um estabelecimento para
comprar um produto ou serviço. Veja alguns deles, de acordo com cada segmento:

Produto/Serviço Critério avaliado para a compra/uso
Supermercado/Hipermercado

Preço e variedade dos produtos e marcas; limpeza da loja; agilidade; conforto oferecido; agilidade nos caixas; e qualidade do estacionamento.

Lojas de departamento

Preço dos produtos; variedade; limpeza da loja; agilidade no caixa; conforto oferecido e condições de pagamento.

Bancos

Clareza com relação aos custos das tarifas; atendimento ágil; segurança contra golpes nos caixas eletrônicos; segurança para uso do internet banking; credibilidade e capilaridade; facilidade de acesso ao gerente; limite de crédito especial adequado e produtos/serviços alinhados ao perfil dos clientes.

Companhias Aéreas

Pontualidade nos voos; tarifas competitivas; qualidade no atendimento e facilidade na compra de passagens.

Telefonia Móvel

Qualidade do sinal; clareza na definição dos pacotes; cobertura; agilidade no atendimento ao consumidor; tarifas e planos oferecidos.

Automóveis

Veículos nacionais estão no topo da preferência dos consumidores modernos.

Seguros de Automóveis Planos personalizados; mix de serviços; abrangência da rede; material didático sobre o seguro e credibilidade da instituição.
Seguro de Saúde

Agilidade no atendimento; credibilidade da marca; abrangência da rede conveniada; aparelhos de diagnóstico de última geração; atendimento humanizado e custo.

Perfil
Do total de consumidores pesquisados, 68% afirmaram que costumam acessar a web, enquanto 44% se reconhecem como consumidores modernos. Por outro lado, 56% não se veem como modernos.

Entre os consumidores modernos, 86% deles afirmam que estão diariamente conectados, já 42% contaram que fizeram compras pela internet no último mês, enquanto entre os consumidores convencionais, a porcentagem é menor, de 82% e 36%, respectivamente.

Os consumidores modernos também afirmaram que estão mais atentos aos seus direitos. Deles, 53% afirmaram que estão mais atentos à qualidade e credibilidade dos produtos, enquanto 41% fazem valer os direitos de trocar produtos com defeitos e 39% exigem um bom atendimento.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados