JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Comissão aprova restrição à revista de consumidores

Fonte: Consumidor RS 15/8/2011

Texto enviado ao JurisWay em 16/08/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



Proposta também proíbe supermercados atacadistas de vistoriar carrinhos de compra na saída dos estabelecimentos

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na quarta-feira (10) o Projeto de Lei 779/11, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que proíbe estabelecimentos comerciais de revistar consumidores ou vistoriar suas mercadorias após o pagamento das compras e a entrega da nota fiscal.

O relator da proposta, deputado Gean Loureiro (PMDB-SC), afirmou que as relações de consumo, pela definição do próprio Código de Defesa do Consumidor, se baseiam no princípio da boa-fé e no equilíbrio entre consumidores e fornecedores. “Concordamos com o autor do projeto, quando considera injustificável a prática utilizada principalmente por supermercados atacadistas de revistar o consumidor ou vistoriar as mercadorias antes que ele saia do estabelecimento”, disse.

A proposta altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), incluindo um inciso entre as práticas consideradas abusivas.

Tramitação
 

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelo Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:


Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados