JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Ervas perigosas: medicamentos causam efeitos colaterais quando combinados com drogas convencionais

Fonte: Extra 9/8/2011

Texto enviado ao JurisWay em 09/08/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


LONDRES - Se você usa medicamentos à base de ervas porque são naturais e inofensivos, atenção: muitos desses produtos apresentam perigosos efeitos colaterais quando combinados com drogas convencionais. Segundo uma pesquisa publicada no periódico BioMed Central, a maioria dessas ervas não tem informação alguma sobre segurança.

Pesquisadores da Universidade de Leeds, na Inglaterra, compraram 68 preparações à base das cinco ervas mais comumente usadas em remédios (ginseng, equinácea, gingko, alho e erva de São João) em duas lojas de produtos naturais, três grandes redes de farmácias e três drogarias de supermercados. As informações nos rótulos dos produtos foram comparadas com as informações de segurança fornecidas pelo Centro Nacional de Medicina Alternativa e Complementar e avaliadas quanto à integridade e precisão em relação às precauções, interações com outras drogas e efeitos colaterais

Todos os produtos escolhidos são conhecidos por apresentarem algumas contraindicações. A erva de São João, por exemplo, pode reduzir os efeitos da pílula anticoncepcional e pode afetar a ação do anticoagulante Varfarina. O ginseng não é indicado para diabéticos e o gigko e a equinácea podem causar alergias. Até o alho pode causar problemas para algumas pessoas por afinar o sangue e interferir na ação do coquetel de tratamento do HIV.

A pesquisa descobriu que 93% dos produtos avaliados não eram licenciados e consequentemente não apresentavam padrões de segurança ou qualidade — e mais da metade era comercializada como suplementos alimentares. E um terço dos consumidores não sabia disso.



Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados